Folha de S. Paulo


Porto aceita troca, e São Paulo confirma contratação de Maicon

Maicon diz que permanece no São Paulo

O São Paulo confirmou na noite desta terça-feira (29) a permanência do zagueiro Maicon, 27, um dos destaques do time na temporada. A permanência do jogador foi confirmada através de um vídeo divulgado pelo clube nas redes sociais.

"Se é para o bem de todos e a felicidade da nação tricolor, diga ao povo que fico", afirmou Maicon.

De acordo com o UOL, empresa do Grupo Folha, que edita a Folha, o Porto aceitou a proposta de R$ 22 milhões e a cessão de 50% dos direitos econômicos dos jovens Lucão, zagueiro, e Inácio, lateral esquerdo.

Segundo membros da diretoria do São Paulo, o negócio só depende de assinaturas das partes envolvidas. A negociação envolve três jogadores, dois clubes e diferentes empresários, por isso pode demorar mais do que o convencional para que seja documentada.

Maicon, que tinha o contrato de empréstimo com a equipe tricolor se encerrando nesta quinta-feira, está confirmado no duelo contra o Fluminense, marcado para esta quarta, às 21h45, no Morumbi, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O zagueiro foi o herói da classificação do São Paulo para a semifinal da Taça Libertadores da América. Ele marcou o gol na derrota do clube para o Atlético-MG por 2 a 1, no Independência. No primeiro jogo, a equipe havia vencido por 1 a 0.

Washington Alves/Reuters
Maicon comemora seu gol contra o Atlético-MG, pelas quartas de final da Libertadores
Maicon comemora seu gol contra o Atlético-MG, pelas quartas de final da Libertadores

HISTÓRICO

Criado em Planura, cidade mineira com pouco mais de 11 mil habitantes, Maicon saiu de casa com apenas 17 anos para jogar nas categorias de base do Mamoré (MG).

Com 20, depois de passar pela base do Cruzeiro, já jogava em Portugal, no Nacional, time da Ilha da Madeira. Um ano depois, transferiu-se para o Porto.

Na última temporada, seu irmão, Maurides, 22, atacante do Inter, foi emprestado ao Arouca (POR) e pôde ver o status que Maicon atingiu no futebol português.

Zagueiro de 1,91 m, que combina técnica apurada e força, Maicon era capitão e um dos maiores ídolos do Porto, depois de conquistar sete títulos pelo clube.

Mas foi justamente contra o time de Maurides que Maicon se envolveu em confusão que minou seu prestígio. Após falha que deu a vitória ao Arouca, o zagueiro pediu para sair, alegando uma lesão. Antes mesmo de ser substituído, deixou o campo e foi muito vaiado.

A mulher dele publicou mensagem nas redes sociais criticando o departamento médico do clube, o que tornou o clima ainda mais insustentável. O empréstimo para o São Paulo foi a saída.

Em fevereiro, Maicon chegou ao time paulista para disputar vaga com Rodrigo Caio e Lugano. Suas atuações seguras acabaram por deixar o ídolo uruguaio no banco de reservas.

Como titular, o zagueiro já fez gol decisivo e até jogou como goleiro, quando Denis foi expulso no empate por 1 a 1 contra o The Strongest (BOL).

CAMPANHA

São-paulinos criaram uma campanha nas redes sociais para pedir a permanência de Maicon utilizando as hashtags #ficamaicon e #ficamaiconspfc. Para ilustrar a campanha, o designer gráfico Giuliano Galvez fundiu a imagem do zagueiro com a do personagem Kratos, do game "God of War".

Reprodução/Twitter
Campanha #FicaMaiconSpfc #SPFC - http://spfc.terra.com.br/forum2.asp?nID=350132 @maiconroque44 @SaoPauloFC
Campanah #FicaMaiconSPFC ganha as redes sociais

Endereço da página:

Links no texto: