Folha de S. Paulo


Alemanha confirma favoritismo, vence e agora terá clássico mundial pela Euro

Depois de um sábado com classificações apertadas para Polônia, País de Gales e Portugal, a Eurocopa viu três seleções favoritas passarem das oitavas de final com menos dificuldades neste domingo (26). Além de placares mais generosos, os torcedores assistiram, também, atuações melhores em campo.

Alemanha e Bélgica mostraram superioridade em sobre os Eslováquia e Hungria, respectivamente, e garantiram vaga para as quartas. Já a França, dona da casa, levou um susto da Irlanda logo no início do jogo, mas conseguiu virar o placar e ficar entre os oito melhores.

CAMPEÕES DO MUNDO

No Stade Pierre-Mauroy, em Lille, a Alemanha dominou a Eslováquia e venceu por 3 a 0.

Agora, os alemães esperam o vencedor do clássico mundial entre Espanha e Itália, que será realizado nesta segunda (27), para saber quem será o seu adversário nas quartas de final. O jogo será às 13h (de Brasília).

No primeiro tempo, o zagueiro Boateng, aos 8min de jogo, e Mario Gomez, aos 43, praticamente definiram a vitória alemã na partida. Julian Draxler, que havia dado a assistência para o segundo gol da equipe, foi recompensado e selou a vitória aos 17min do segundo tempo.

A Alemanha poderia ter vencido por um placar até mais elástico se o meia Özil não perdesse um pênalti aos 14min de jogo, quando o goleiro eslovaco fez a defesa.

"Agora vão começar os jogos pelos quais estamos ansiosos", disse Mario Gomez, autor de um dos gols. "Eles são o porquê nós viemos para a Eurocopa. Claro que nós queremos o título, e, para isso, nós teremos que bater esses times."

DONOS DA CASA

Após levar um gol de pênalti logo aos 2min de jogo, a anfitriã França encontrou forças para reagir e derrotou a Irlanda por 2 a 1 na manhã deste domingo (26), em Lyon, pelas oitavas de final da Eurocopa.

Graças aos dois gols do atacante Antoine Griezmann, que joga pelo Atlético de Madri, os franceses avançaram às quartas de final da competição depois de saírem atrás do placar em uma penalidade convertida por Robbie Brady.

"Quando a Irlanda ficou à frente, nós ficamos bem desconfortáveis", afirmou o treinador francês Didier Deschamps. "Eles mostraram muito entusiasmo, e nós tivemos que ir atrás, superar o problema e tomar a frente."

O gol do jogador irlandês foi o segundo mais rápido da história do torneio, atrás somente do russo Dimitri Kirichenko, que marcou a 1min7s contra a Grécia na Euro-2004.

Depois, já na etapa final, Griezmann selou a virada da seleção francesa com gols aos 12min, de cabeça, e 16min, em chute rasteiro.

Por uma vaga nas semifinais, a França enfrentará no próximo domingo (3), no Stade de France, em Paris, o vencedor do duelo entre Inglaterra e Islândia, que se enfrentam nesta segunda (27).

Neste duelo, o técnico francês Didier Deschamps não poderá contar com dois jogadores importantes, o volante Kanté e o zagueiro Rami, ambos suspensos por acúmulo de cartões amarelos.

GOLEADA BELGA

A Bélgica mostrou neste domingo porque foi intitulada como uma das sensações da Eurocopa.

Diante da Hungria, os belgas fizeram 4 a 0 e avançaram às quartas de final da competição continental, onde enfrentarão País de Gales, na sexta-feira (1º), em Lille, às 16h com Sportv.

Os gols da partida foram marcados por Hazard, Alderweireld, Ferreira Carrasco e Batshuayi.

CONFIRA OS JOGOS DAS OITAVAS DE FINAL DA EUROCOPA

Sábado
Suíça 1 (4)x(5) 1 Polônia
País de Gales 1x0 Irlanda do Norte
Croácia 0x1 Portugal

Domingo
França 2x1 Irlanda
Alemanha 3x0 Eslováquia
Hungria 0x4 Bélgica

Segunda-feira
Itália x Espanha
Inglaterra x Islândia

CONFRONTOS DAS QUARTAS DE FINAL

Quinta (30) às 16h
Polônia x Portugal (Sportv)

Sexta (1º) às 16h
País de Gales x Bélgica (Sportv)

Sábado (2) às 16h
Alemanha x Itália ou Espanha (Sportv)

Domingo (3) às 16h
França x Inglaterra ou Islândia (Sportv)


Endereço da página:

Links no texto: