Folha de S. Paulo


Alecsandro é suspenso por 30 dias após contraprova positiva

Ronny Santos/Folhapress
Alecsandro comemoral gol pelo Palmeiras
Alecsandro comemora gol pelo Palmeiras

Nesta quarta-feira (15), a contraprova do exame antidoping do atacante Alecsandro, do Palmeiras, teve resultado positivo e ele será suspenso preventivamente pelo período de 30 dias. O clube ainda não foi notificado da decisão, mas nos próximos dias começará a trabalhar na defesa do jogador, que não poderá atuar até que seja proferida uma decisão definitiva.

Divulgada inicialmente pela ESPN, a informação foi confirmada à Folha pelo presidente da Comissão de Doping da Confederação Brasileira de Futebol, Fernando Solera, que está nos Estados Unidos trabalhando na Copa América.

"Recebi o resultado ainda de manhã, por e-mail, e encaminhei para a Federação Paulista de Futebol. Agora o departamento jurídico do clube tem cinco dias para elaborar sua peça de defesa", explicou Solera.

Alecsandro, do Palmeiras, foi flagrado por uso da substância anabolizante andarina no confronto entre Palmeiras e Corinthians pelo Campeonato Paulista, em abril –o time alviverde venceu por 1 a 0, com gol de Dudu.

A andarina está na categoria dos "moduladores seletivos de receptores androgênicos", que têm efeitos anabolizantes. O metabólito (substância já metabolizada derivada da que foi originalmente ingerida) O-Dephenylandarine foi identificado na urina de Alecsandro. Trata-se de substância que não é encontrada normalmente em medicamentos ou alimentos.

"Vou dar uma avaliação que é ética e não deve afetar a avaliação de ninguém: a andarina não é uma substância comum de se encontrar na urina de jogadores de futebol", disse Solera.

Procurado, o Palmeiras disse que ainda não foi notificado do resultado da contraprova.


Endereço da página:

Links no texto: