Folha de S. Paulo


Polícia francesa usa gás lacrimogêneo para dispersar confusão de ingleses

A polícia francesa usou gás lacrimogêneo para intervir em confrontos entre torcedores ingleses e moradores locais na cidade portuária de Marselha na madrugada desta sexta-feira (10), poucas horas antes do início da Euro-2016, que será realizada na França.

Uma autoridade da polícia disse que dois torcedores britânicos ficaram feridos e que quatro policiais ficaram levemente machucados em uma série de incidentes na cidade do sul francês, que terá uma partida entre Inglaterra e Rússia no sábado.

A autoridade da polícia disse que cerca de 100 britânicos e aproximadamente 50 moradores locais estiveram implicados nos incidentes de Marselha.

Paris, em contraste, teve um grande show de música perto da Torre Eiffel, durante o qual dezenas de milhares de pessoas dançaram noite adentro. Não houve relatos de grandes problemas nessa comemoração.

O porta-voz do Ministério do Interior, Pierre-Henri Brandet, afirmou que outros incidentes ocorridos de quinta para sexta-feira não passaram de desavenças entre torcedores que não exigiram a aplicação de medidas de segurança. Um esquema de segurança de grande porte será utilizado para o jogo de sábado em Marselha, informou.

A prefeita da capital, Anne Hidalgo, afirmou que quase 90 mil pessoas compareceram às festividades. "E tudo transcorreu lindamente".

O campeonato europeu começa ainda nesta sexta-feira com um confronto entre França e Romênia no Stade de France, nos arredores de Paris.


Endereço da página:

Links no texto: