Folha de S. Paulo


Ofendido, presidente turco não participa de funeral de Ali

David Goldman/Associated Press
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, compareceu na véspera ao velório e depois decidiu não participar do funeral
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, compareceu na véspera ao velório e depois decidiu não participar do funeral

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que devia assistir ao funeral do boxeador Muhammad Ali, decidiu encurtar sua estada em Louisville após ser ofendido pela recepção dos organizadores, informou a imprensa turca.

Erdogan não conseguiu fazer parte da lista de oradores da cerimônia que acontece nesta sexta-feira (10).

O presidente turco, acompanhado de seu genro, Berat Albayrak, que é ministro da Energia, compareceu na véspera ao velório e depois decidiu encurtar repentinamente sua visita, que deveria durar até a noite desta sexta.

Segundo o jornal Hurriyet Daily News, que cita fontes do gabinete do presidente, Erdogan sentiu-se particularmente ofendido por não ter podido colocar sobre o caixão do boxeador a Kiwsa, uma peça de tecido adornada com versos do Corão, que também recobre a Kaaba, a construção cúbica situada no centro da Grande Mesquita de Meca.

Muhammed Ali é venerado em todo o mundo islâmico por ter se convertido ao Islã em 1964 e por ter defendido os valores pacíficos e universais desta religião ao longo de sua vida.

FUNERAL

Uma procissão que começou às 10h (horário de Brasília) e que terá 30 km de percurso reunirá nas calçadas das ruas milhares de pessoas anônimas, provenientes de lugares tão distantes quanto África ou Ásia.

Elas verão a passagem de um carro fúnebre com o corpo de Ali, morto na sexta-feira passada, aos 74 anos. Na última quinta-feira, aconteceu uma oração muçulmana para o início do funeral.

Veja o vídeo

O ex-presidente Bill Clinton será um dos oradores, assim como o comediante Billy Cristal.

A comitiva fúnebre se dirigirá posteriormente ao cemitério Cave Hill.

O enterro, na presença dos filhos de Ali, será feita em absoluta intimidade. O ator Will Smith e o ex-campeão mundial de boxe Lennox Lewis carregarão o caixão juntamente com outras seis pessoas.

Will Smith encarnou Muhammad Ali no filme de Michael Mann "Ali" (2001), um papel que lhe valeu uma indicação ao Oscar de melhor ator.


Endereço da página:

Links no texto: