Folha de S. Paulo


Varejão pode ganhar título da NBA mesmo se perder na final

O ala/pivô brasileiro Anderson Varejão, 33, não tem um papel de estrela nas finais da NBA, mas, por incrível que pareça, ele é o jogador que mais tem chances de ser campeão desta temporada na final entre Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers.

O terceiro jogo da série melhor de sete acontece nesta quarta-feira (8), às 22h (de Brasília, com ESPN), em Cleveland. Os Warriors venceram os dois primeiros jogos, em Oakland.

Varejão, que atualmente joga pelo Golden State, atuou pelos Cavaliers em 31 partidas na primeira metade desta temporada e pode ter a honra de ser considerado campeão pela franquia de Cleveland se os Warriors perderem. Isso, porém, vai depender da sua antiga equipe.

De acordo com a NBA, em uma situação como essa, cabe à franquia decidir se ex-jogadores do time têm ou não o direito de receber o anel de campeão da liga.

Segundo a NBA, a diretoria pode deixar essa decisão para os atuais jogadores da equipe, comissão técnica e gerentes da equipe. Se eles derem o sinal positivo, Varejão poderá, então, se considerar campeão da liga, mesmo que não seja com os Warriors.

Caso os seus ex-companheiros achem que ele não deve receber o anel, o brasileiro será vice-campeão da NBA pela terceira vez –já perdeu a final em 2006/07, para o San Antonio Spurs, e em 2014/15, para o próprio Golden State.

Varejão se tornou o primeiro jogador a chegar a uma final da NBA após ter jogado tanto pelo vencedor da Conferência Leste (Cavaliers) como da Oeste (Warriors) em uma mesma temporada.

O ala/pivô tem uma longa história com o Cleveland. Ele jogou 12 temporadas pela franquia. A primeira foi em 2004/05. Com seu estilo raçudo, ganhou o respeito dos companheiros (é um grande amigo do astro LeBron James) e virou ídolo da torcida.

Porém, em fevereiro deste ano, o brasileiro foi envolvido em uma troca pelos Cavaliers e se transferiu para o Portland Trail Blazers. Logo em seguida, acabou dispensado.

Porém, três dias depois, acertou com os Warriors para jogar ao lado do também brasileiro Leandrinho e dos destaques Klay Thompson e Stephen Curry.

Mas Varejão tem jogado pouco. Na primeira fase da temporada, quando os Warriors conseguiram 73 vitórias e foram derrotados apenas nove vezes, ele atuou, em média, apenas 8,5 minutos, com 2,6 pontos por partida.

NBA


Endereço da página:

Links no texto: