Folha de S. Paulo


Desfalcado, Brasileiro não é único torneio a sofrer com a Copa América

Rafael Ribeiro - 29.mai.2016/CBF
Gabriel, um dos desfalques do Campeonato Brasileiro, finaliza durante jogo da seleção brasileira
Gabriel, um dos desfalques do Campeonato Brasileiro, finaliza durante jogo da seleção brasileira

Com o Campeonato Brasileiro sendo disputado simultaneamente à Copa América Centenário, os clubes do país ganharam um grande problema com os desfalques que as convocações causaram em seus elencos neste ano.

Entre os 16 países que disputam a Copa América, somente Brasil, Estados Unidos, Colômbia e Uruguai têm seus campeonatos nacionais em andamento. Dois foram paralisados (Equador e Peru) e outros 10 já foram encerrados até o mês de maio.

Segundo levantamento da Folha, as equipes que disputam a atual MLS (Major League Soccer, principal liga norte-americana de futebol) cederam 22 atletas no total, a maior quantidade entre todos os campeonatos nacionais que estão em andamento ao mesmo tempo da competição que também acontece nos Estados Unidos.

Além dos 10 jogadores convocados para a seleção comandada pelo técnico Jurgen Klinsmann, os times americanos que fazem parte da MSL tiveram mais 12 baixas, sendo cinco para a Jamaica, dois para a Costa Rica e Panamá, além de um para Equador, Haiti e Paraguai.

San Jose Earthquakes e Sporting Kansas City, ambos da Conferência Oeste, foram os mais prejudicados ao cederem três integrantes cada um.

No entanto, ao contrário do Campeonato Brasileiro, a liga dos Estados Unidos terá uma pausa nos jogos entre os dias 2 e 18 de junho, quando a temporada regular será reiniciada. Com isso, os clubes daquele país continuarão desfalcados somente se os selecionáveis avançarem de fase na Copa América.

A Copa América desfalcará o principal torneio do Brasil em nove rodadas.

Já os times brasileiros que jogam a Série A tiveram 14 atletas, no total, chamados para esta edição comemorativa da competição entre países. Foram oito convocados por Dunga, três para a seleção equatoriana, além de um para os conjuntos paraguaio, chileno e peruano. O goleiro Martín Silva, convocado pelo Uruguai, não entra nesta conta pois o Vasco joga atualmente a Série B.

Grêmio, Atlético-MG e São Paulo foram os clubes que mais tiveram baixas, com três convocações cada. Corinthians e Santos, com duas, e Flamengo, com uma, completam a lista dos times que jogarão desfalcados as próximas rodadas do Brasileiro.

Outra competição que não sofreu paralisação durante o período da Copa América Centenário foi o Campeonato Colombiano, que terá a ausência de 12 jogadores entre as quartas de final do último fim de semana e as semifinais que serão realizadas nos próximos dias.

Já o Nacional (URU) foi o único time penalizado com a não interrupção do Campeonato Uruguaio e ficou sem os titulares Fucile e Victorino na última rodada do Clausura.

Entre os 16 países que disputam a Copa América, somente Brasil, Estados Unidos, Colômbia e Uruguai têm seus campeonatos nacionais em andamento. Dois foram paralisados (Equador e Peru) e outros 10 já foram encerrados até o mês de maio.

CONFIRA AS BAIXAS DO CAMPEONATO BRASILEIRO:*

Balbuena (Corinthians)
Douglas Santos (Atlético-MG)
Elias (Corinthians)
Erazo (Atlético-MG)
Eugenio Mena (São Paulo)
Gabriel (Santos)
Ganso (São Paulo)
Juan Cazares (Atlético-MG)
Lucas Lima (Santos)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Miler Bolaños (Grêmio)
Paolo Guerrero (Flamengo)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Walace (Grêmio)

*O uruguaio Martín Silva, do Vasco, joga atualmente a Série B


Endereço da página:

Links no texto: