Folha de S. Paulo


'Um homem que lutou por nós', afirma Obama sobre Ali; veja repercussão

Um dos maiores astros do esporte Muhammad Ali morreu após internação por problemas respiratórios, nos Estados Unidos. A morte foi anunciada na madrugada (de Brasília) deste sábado (4).

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prestou homenagem ao boxeador também em nome da primeira-dama Michelle Obama. No texto, ele conta que guarda um par de luvas e uma foto de Ali jovem após a luta contra Sonny Liston -quando ainda se apresentava como Cassius Clay.

Obama diz que era muito jovem para compreender o momento da foto. Depois, adulto, percebeu a importância do lutador. "Não apenas um poeta tão afiado no microfone quanto era um lutador no ringue, mas um homem que lutou pelo que era certo. Um homem que lutou por nós."

"Sua luta fora do ringue iria lhe custar seu título e sua posição pública. Isso iria lhe dar inimigos da esquerda e da direita, fazê-lo ser injuriado e quase colocá-lo na prisão. Mas Ali permaneceu na sua base. E sua vitória nos ajudou a nos acostumar com a América que reconhecemos hoje."

"Muhammad Ali sacudiu o mundo. E o mundo é melhor por isso. Nós todos somos melhores por isso", completa Obama, enviando condolências à família. "E nós rezamos para que o maior lutador de todos finalmente descanse em paz."

A repercussão da morte do boxeador foi imediata, e seu nome é citado milhares de vezes nas redes sociais.

Confira a manifestação de diversas personalidades do mundo sobre a morte de Ali.

*

Myke Tyson, outra lenda do boxe, escreveu que "Deus veio buscar seu campeão".

Tyson

*

George Foreman, que perdeu o título mundial em uma das lutas mais memoráveis do boxe, em 1974, afirmou que uma parte sua também se foi.

Foreman

*

O filipino Manny Pacquiao, campeão mundial do boxe em oito categorias diferentes, também prestou sua homenagem.

Pacquiao

*

O brasileiro José Aldo, lutador do UFC, foi mais um que lamentou a morte de Muhammad Ali.

Aldo

*

Dana White, homem forte do UFC, também se manifestou. Ele foi sucinto em sua homenagem.

Dana White

*

O brasileiro Anderson Silva postou um vídeo no Instagram para homenagear Muhammad Ali. "Vai com Deus mestre", escreveu.

Anderson Silva

*

"Descanse em paz, minha maior inspiração", escreveu o lutador de UFC Jon Jones.

Reprodução Twitter

*

"Sem dúvidas, seu legado é único, ele desafiou as probabilidades porque ele se manteve no que acreditava, e, quando ele era colocado em teste, ele assumia os danos pessoais em vez de ir contra suas crenças e o que representava."

Don King, promotor da "Briga na Selva", contra George Foreman, e "Thrilla in Manila", considerada a melhor luta da história

*

"Nós somos orgulhosos não apenas de chamar Ali de um membro do time americano, mas de campeão olímpico. Com incomparáveis coragem e determinação, ele deixou um legado que vai continuar inspirando gerações de americanos por muitos anos."

Scott Blackmun, CEO do Comitê Olímpico americano

*

"Hillary e eu estamos tristes pela morte de Muhammad Ali. Dede o dia que ele conquistou a medalha olímpica de ouro em 1960, os fãs do boxe em todo o mundo sabiam que estavam vendo uma combinação de beleza e graça, velocidade e força que nunca seria igualada novamente. Nós o assistimos crescer da frágil autoconfiança da juventude e ter sucesso numa vida adulta repleta de convicções religiosas e políticas que o levaram a fazer difíceis escolhas e a viver com as consequências. Ao longo do caminho, nós o vimos corajoso no ringue, inspirador para os jovens, compassivo com os que precisavam e forte e bem humorado em suportar a carga de seus problemas de saúde. Eu tive a honra de premiá-lo com a Medalha de Cidadão Presidencial da Casa Branca, de assisti-lo acender a tocha olímpica e de construir uma amizade com um homem que, nos triunfos e tentativas, se tornou ainda maior que sua lenda. Nossos corações ficam com Lonnie, seus filhos e sua família inteira."

Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos

*

"Ele foi um atleta que tocou os corações das pessoas por todo o mundo, um atleta que era comprometido além do esporte, um atleta que teve a coragem de dar esperança a tantos que sofrem com doenças ao acender a pira olímpica sem esconder seu sofrimento. Ele foi um atleta que lutou pela paz e pela tolerância -ele foi o verdadeiro olimpiano. Conhecê-lo pessoalmente foi uma inspiração. Ele foi um homem que, ao mesmo tempo, era tão orgulhoso e, ainda assim, tão humilde."

Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional

*

No Twitter, o primeiro ministro britânico, David Cameron, fala que "Muhammad Ali não foi apenas um campeão no ringue, ele foi um campeão dos direitos civis, e um modelo para muitas pessoas."

David Cameron

*

"Ele sacrificou o coração de sua carreira e dinheiro e glória por suas crenças religiosas sobre uma guerra que ele considerava desnecessária e injusta. Sua memória e seu legado permanecem até a eternidade. Ele se sacrificou, e a nação se beneficiou. Ele foi um campeão no ringue, mas, mais que isso, um herói além do ringue. Quando campeões ganham, pessoas os carregam fora do campo em seus ombros. Quando heróis ganham, pessoas sobem em seus ombros. Nós montamos nos ombros de Muhammad Ali."

Reverendo Jesse Jackson, fundador e presidente da coalizão Rainbow/PUSH e amigo de longa data de Ali

*

O baiano Acelino Popó Freitas, ex-campeão mundial de boxe, exalta as características de Ali nos ringues

"Era um peso-pesado que lutava como um peso-pena, com muita movimentação, bailava no ringue, dava a cara pra bater e sabia descontar. Um guerreiro. Vai ficar na história", disse Popó

*

O astro da NBA Pau Gasol disse no Twitter que Ali era "uma lenda e um exemplo para todos nós"

Pau Gasol

*

Ouro no Vôlei em Atenas-2004, Nalbert prestou homenagem no Facebook

*

"Querido Muhammad Ali. Eu amava aquele homem. Ele foi grandioso desde o primeiro dia que eu o conheci em Miami, e nas numerosas ocasiões em que eu o encontrei ao longo dos anos. Além de ser o maior boxeador, ele era um belo e gentil homem com um grande senso de humor que frequentemente tiraria um baralho do bolso, não importava quão elegante fosse a ocasião, e faria um truque de cartas para você. O mundo perdeu um verdadeiro grande homem. Com amor, Paul."

Paul McCartney, músico

*

Ex-jogador e senador pelo Rio de Janeiro, Romário também prestou homenagem

Romário

*

"Um dos inigualáveis atletas de seu tempo, Ali deixa como legado uma vida dedicada à luta por direitos civis que transcendeu as fronteiras do esporte, bem como uma história pessoal de defesa do desenvolvimento espiritual, social e econômico dos afrodescendentes. Como pugilista e ativista, Muhammad Ali será lembrado pela superação de limites físicos e sociais."

José Serra, ministro das Relações Exteriores

Veja o vídeo


Endereço da página:

Links no texto: