Folha de S. Paulo


Técnico supera pressão no Bauru e busca título inédito no NBB

LNB
O técnico Demétrius Ferracciú durante um jogo do Bauru
O técnico Demétrius Ferracciú durante um jogo do Bauru

A temporada 2014/15 foi inesquecível para o Bauru. Afinal, foram quatro títulos (Jogos Abertos do Interior, Liga das Américas, Liga Sul-Americana e Campeonato Paulista) e dois vices (NBB e Mundial ), além de uma excursão para os Estados Unidos para enfrentar New York Knicks e Washington Wizards.

Mas os torcedores foram pegos de surpresa quando, na volta para o Brasil, Guerrinha, 56, o técnico responsável por essas façanhas em 15 anos dedicados ao time, foi demitido, em outubro de 2015.

À procura de um técnico jovem, a diretoria decidiu trazer Demétrius Ferracciú, 42, que estava no Minas Tênis Clube. E sete meses depois da sua contratação, o Bauru está novamente na final do NBB, o principal campeonato de basquete do Brasil.

O time do interior paulista vai encarar o Flamengo numa série melhor de cinco. O primeiro jogo acontece às 14h10 (com RedeTV! e SporTV) deste sábado (21), em Marília –a partida não será em Bauru porque o ginásio Panela de Pressão não tem a capacidade mínima de público exigida pela liga para uma final.

Demétrius vai disputar a sua primeira final de NBB.

"Quando eu saí do Minas, eu falei que estava indo para um time que busca títulos. Então esse foi o principal motivo de eu ter ido para o Bauru. Não estou surpreso por estar nessa decisão", disse o treinador em entrevista para a Folha.

Demétrius está em casa, pois começou a jogar basquete exatamente em Bauru, com 8 anos. Na sua volta à cidade, porém, ele estava ciente de que estava entrando numa enorme pressão.

Uma porque Guerrinha é ídolo na cidade e não seria fácil substituí-lo. E outra porque o time vinha de uma temporada quase perfeita.

"O desafio é maior quando você pega um time que vinha de grandes conquistas porque se manter [no topo] é mais difícil do que chegar", disse Demétrius.

"Eu sabia da pressão. Porém, ao mesmo tempo, é isso que vai nos dando uma condição para crescer como profissional e pessoa. E eu sempre acreditei no meu potencial como treinador", afirmou.

Demétrius teve pouco tempo para impor a sua filosofia de jogo no início da temporada. Ele foi apresentado no dia 21 de outubro. O Bauru estreou no NBB apenas 12 dias depois.

Campeão da Copa dos Campeões das Américas, em janeiro, e vice da Liga das Américas, em março, pelo Bauru, o treinador se apega à sua experiência na seleção brasileira para alçar voos mais altos. Ele é auxiliar do técnico Rubén Magnano desde 2011.

"Esses cinco anos de experiência internacional me deram respaldo e uma grande bagagem. Quando você está numa seleção, está entre os melhores do mundo, observando e participando de campeonatos, e isso ajuda no seu conceito e na sua linha de trabalho", afirmou.

E para conquistar o título mais importante da sua carreira, Demétrius terá que passar por um time que busca o seu quarto título seguido do NBB.

Será, também, uma oportunidade de revanche para o time de Bauru, que foi vice do campeonato em 2014/15 ao perder justamente para o time carioca na final.

"O Flamengo é uma equipe muito bem treinada e dispensa comentários em relação ao Neto [técnico do time rival], pois ganhou tudo o que disputou e tem um elenco muito forte. Mas nós queremos esse título inédito", disse.


Endereço da página:

Links no texto: