Folha de S. Paulo


Fifa pede dois anos de suspensão para ex-presidente da Federação Alemã

Fabrice Coffrini - 25.fev.2016/AFP
Wolfgang Niersbach, ex-presidente da Federação Alemã de Futebol, durante eleição na Fifa em fevereiro
Wolfgang Niersbach, ex-presidente da Federação Alemã de Futebol, durante eleição na Fifa em fevereiro

A Comissão de Ética da Fifa solicitou nesta sexta-feira (20) uma suspensão de dois anos para Wolfgang Niersbach, ex-presidente da Federação Alemã de Futebol, por seu envolvimento no escândalo de suposta corrupção na escolha da Alemanha como sede da Copa do Mundo de 2006.

Ao fim de una investigação iniciada em março, a câmara de investigação da Comissão de Ética solicitou uma suspensão de dois anos e uma multa 27 mil euros para o ex-dirigente alemão, que renunciou em novembro da presidência da Federação Alemã.

Por enquanto, apenas Wolfgang Niersbach foi punido. Em março, o Comitê de Ética da entidade informou que outros cinco dirigentes estavam sendo investigados, entre eles o ex-jogador Franz Beckenbauer, que foi membro do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2006.

Em fevereiro, a Federação Alemã de Futebol (DFB) anunciou que Beckenbauer seria indiciado por conta de negociações nebulosas.

A Alemanha derrotou a África do Sul na eleição para ser a sede da Copa por 12 votos a 11. Charlie Dempsey, presidente da Confederação de Futebol da Oceania, não votou em nenhuma das opções, garantindo a vitória do país germânico.


Endereço da página:

Links no texto: