Folha de S. Paulo


Hamilton faz 'barbeiragem' e prejudica Mercedes; Verstappen bate recorde

Logo na primeira curva do GP da Espanha, a quinta prova do Mundial de F-1, Lewis Hamilton pôs fim à hegemonia da Mercedes no campeonato e abriu caminho para o holandês Max Verstappen tornar-se o mais jovem vencedor de uma corrida da categoria, aos 18 anos.

O inglês, que havia garantido a pole neste sábado (14), largou mal e foi ultrapassado pelo companheiro de equipe, o alemão Nico Rosberg.

Até aí, tudo parecia se encaminhar para mais uma dobradinha da Mercedes, naquela que seria a terceira da equipe do ano, e para mais uma vitória de Rosberg, vencedor de todas as etapas até o GP da Espanha.

Mas logo na primeira curva, uma barbeiragem de Hamilton acabou com os planos da equipe alemã. Ao tentar forçar uma ultrapassagem sobre Rosberg, o inglês acabou colidindo contra o líder da prova, tirando os dois carros da corrida.

O acidente acabou abrindo caminho para um recorde na categoria. O holandês Max Verstappen, da Red Bull, tornou-se o mais jovem vencedor da história da F-1, ao vencer o GP da Espanha aos 18 anos. Ele bateu o recorde de Sebastien Vettel, que ganhou a sua primeira corrida em 2008, aos 21 anos.

A corrida foi de muita disputa entre as equipes da Ferrari e da Red Bull. Ricciardo e Verstappen da Red Bull, e Raikonnen e Vettel, da Ferrari, alternaram as primeiras colocações durante toda a corrida.

No final, os dois pilotos da Ferrari acabaram completando o pódio, com Raikonnen em segundo e Vettel em terceiro. Ricciardo terminou na quarta colocação.

Felipe Massa, que havia largado na 18ª posição, fez boa corrida de recuperação e terminou em 8º lugar. Já Felipe Nasr, que largou em 20º, terminou em 15º.

A próxima corrida será o GP de Mônaco, no dia 29 de maio.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA ESPANHA

1. Max Verstappen (Red Bull)
2. Kimi Raikkonen (Ferrari)
3. Sebastian Vettel (Ferrari)
4. Daniel Ricciardo (Red Bull)
5. Valtteri Bottas (Williams)
6. Carlos Sainz (Toro Rosso)
7. Sergio Perez (Force India)
8. Felipe Massa (Williams)
9. Jenson Button (McLaren)
10. Daniil Kvyat (Toro Rosso)
11. Esteban Gutierrez (Haas)
12. Markus Ericsson (Sauber)
13. Joylon Palmer (Renault)
14. Kevin Magnussen (Renault)
15. Felipe Nasr (Sauber)
16. Pascal Wehrlein (Manor)
17. Rio Haryanto (Manor)


Endereço da página:

Links no texto: