Folha de S. Paulo


Libertadores não tem técnicos brasileiros nas quartas pela 1ª vez

Entre os oito técnicos que comandarão suas equipes nas quartas de final da Libertadores não há nenhum brasileiro. É a primeira vez que isso acontece nessa fase do torneio.

Levantamento da Folha analisou as edições desde 1989, quando o formato com jogos mata-mata a partir das oitavas de final passou a ser utilizado. Desde então, todas as edições contaram com no mínimo um treinador do país nas quartas de final.

O Brasil nunca deixou de ter um time nessa etapa. Em 2016 terá dois: São Paulo e Atlético-MG. Os técnicos dessas equipes, porém, são estrangeiros.

O time tricolor tem no comando o argentino Edgardo Bauza, enquanto os mineiros são treinados pelo uruguaio Diego Aguirre.

As três equipes com técnicos brasileiros ficaram pelo caminho. Corinthians e Grêmio, times de Tite e Roger Machado, respectivamente, caíram nas oitavas de final, enquanto o Palmeiras, que teve Marcelo Oliveira e Cuca durante a competição, foi eliminado ainda na primeira fase.

Curiosamente, entre as 20 equipes da Série A do Brasileiro, apenas São Paulo e Atlético-MG possuem estrangeiros no comando.

Além de Bauza e Aguirre, o mexicano Guillermo Vázquez (Pumas), os uruguaios Pablo Repetto (Independiente del Valle) e Gustavo Munúa (Nacional), o colombiano Reinaldo Rueda (Atlético Nacional) e o argentino Eduardo Coudet (Rosario Central) já estão nas quartas.

O argentino Guillermo Barros Schelotto, do Boca Juniors, ou o paraguaio Gustavo Morínigo, do Cerro Porteño, completarão esse grupo. Suas equipes decidirão a última vaga ainda nesta quinta.

Washington Alves/Reuters
Football Soccer - Atletico Mineiro v Racing - Copa Libertadores - Independencia stadium, Belo Horizonte, Brazil, 4/5/16, Head coach Diego Aguirre of Atletico Mineiro celebrates a goal against Racing. REUTERS/Washington Alves ORG XMIT: BHZ09
Diego Aguirre comemora gol do Atlético-MG contra o Racing, no Independência

CAMPANHAS MODESTAS

Em anos recentes, o Brasil chegou a ter quatro times nas quartas de final da Libertadores. Isso aconteceu em 2009, 2010 e 2012. Desde então, porém, não consegue colocar mais do que dois.

Atlético-MG e Fluminense, em 2013, Cruzeiro, em 2014, e Internacional e Cruzeiro, em 2015, chegaram até essa fase nas últimas edições.


Endereço da página:

Links no texto: