Folha de S. Paulo


Em um ano, Dunga muda mais da metade da seleção para Copa América

Um ano depois de anunciar os convocados para a Copa América do Chile, o técnico Dunga trocou mais da metade da seleção brasileira que disputará a Copa América do Centenário, que será realizada em junho, nos Estados Unidos. O levantamento leva em conta os jogadores que terminaram a competição em 2015.

A edição deste ano do torneio comemora os 100 anos da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e terá a participação das dez seleções da América do Sul e de seis da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe), entre eles o México e os EUA.

Na lista divulgada nesta quinta-feira (5), o setor que sofreu mais mudanças foi o meio de campo. Quatro nomes foram trocados em relação ao campeonato disputado no ano passado. Os meio-campistas Renato Augusto e Rafinha Alcântara e o meia-atacante Lucas Lima não estavam na lista do ano passado. Convocado inicialmente, Luiz Gustavo foi cortado por contusão.

Os únicos remanescentes do setor foram Elias, Casemiro, Philippe Coutinho e Willian. Fernandinho, do Manchester City, Fred, do Shakhtar, e Everton Ribeiro, do Al Ahli, ficaram de fora desta vez.

O treinador também trocou os três goleiros. No ano passado, Jefferson, Marcelo Grohe e Neto estavam entre os convocados. A lista atual tem Ederson, do Benfica, Alisson, do Internacional, e Diego Alves, do Valencia, que estava na convocação anterior, mas foi cortado em virtude de uma contusão.

No setor defensivo ainda, Dunga preteriu agora David Luiz e Thiago Silva, que não é chamado desde o pênalti cometido contra o Paraguai pela própria Copa América. As novidades são Rodrigo Caio, do São Paulo, e Gil, ex-Corinthians e atualmente no Shandong Luneng, da China.

Na lateral, apenas uma mudança. Douglas Santos foi convocado na vaga de Geferson.

No setor ofensivo, somente Douglas Costa foi mantido. Desta vez, ele terá como companheiros Gabriel e Ricardo Oliveira, ambos do Santos, e Hulk, do Zenit.

Convocados em 2015, Diego Tardelli, Robinho, Firmino e Neymar ficaram fora.

A ausência de Neymar já era esperada e foi um acordo feito entre a CBF e o Barcelona. A entidade trocou a presença do camisa 10 e capitão no torneio continental por sua participação na Rio-2016, em agosto, como um dos três jogadores acima do limite de 23 anos imposto pelo regulamento olímpico.

O Brasil começa sua preparação para a Copa América em 23 de maio, com treinos em Los Angeles. No dia 29 será realizado um amistoso em Denver, contra o Panamá.

A equipe estreia na competição no dia 4, quando enfrenta o Equador, em Pasadena (Califórnia). No dia 8 de junho o rival será o Haiti, em Orlando, e no dia 12 de junho, o Peru, na região metropolitana de Boston. Os dois primeiros colocados de cada uma das quatro chaves avançam para as quartas de final.

LISTA DOS JOGADORES QUE PARTICIPARAM DA COPA AMÉRICA-2015

GOLEIROS
Jefferson
Marcelo Grohe
Neto

LATERAIS
Fabinho
Daniel Alves
Filipe Luis
Geferson

ZAGUEIROS
Miranda
David Luiz
Marquinhos
Thiago Silva

MEIAS
Fernandinho
Elias
Fred
Everton Ribeiro
Willian
Philippe Coutinho
Casemiro

ATACANTES
Diego Tardelli
Neymar
Roberto Firmino
Robinho
Douglas Costa

VEJA A LISTA DE CONVOCADOS PARA A COPA AMÉRICA DO CENTENÁRIO

GOLEIROS
Alisson - Internacional
Diego Alves - Valencia (ESP)
Ederson - Benfica (POR)

LATERAIS
Daniel Alves - Barcelona (ESP)
Fabinho - Monaco (FRA)
Douglas Santos - Atlético-MG
Filipe Luís - Atlético de Madri (ESP)

ZAGUEIROS
Gil - Shandong Luneng (CHN)
Marquinhos - Paris Saint-Germain (FRA)
Miranda - Inter de Milão (ITA)
Rodrigo Caio - São Paulo

MEIAS
Casemiro - Real Madrid (ESP)
Elias - Corinthians
Luiz Gustavo - Wolfsburg (ALE)
Renato Augusto - Beijing Guoan (CHN)
Rafinha Alcântara - Barcelona (ESP)
Lucas Lima - Santos
Philippe Coutinho - Liverpool (ING)
Willian - Chelsea (ING)

ATACANTES
Gabriel - Santos
Hulk - Zenit (RUS)
Ricardo Oliveira - Santos 
Douglas Costa - Bayern de Munique (ALE)


Endereço da página:

Links no texto: