Folha de S. Paulo


Cotado para jogar final, volante do Audax já pensou em aposentadoria

Rodrigo Alves/Osasco Audax/Divulgação
Francis durante treino do Audax
Francis durante treino do Audax

Uma das opções para substituir o lateral/zagueiro André Castro na segunda partida da final do Campeonato Paulista, o volante Francis, 34, revelou que já pensou em pendurar as chuteiras pouco antes de trabalhar com o técnico Fernando Diniz no Audax.

Revelado nas categorias de base do Palmeiras, o jogador passou por Marília, Bragantino e Noroeste antes de chegar em 2012 ao time de Osasco, que na época ainda era sediado em São Paulo –mudou de cidade no ano seguinte após ser adquirido pelo empresário Mario Teixeira.

"Estava muito desanimado com o futebol. O futebol era sempre a mesma coisa e eu não queria ser apenas mais uma peça", disse Francis. "Hoje, o nosso futebol apresenta uma variação muito grande. Todos sabem atacar e defender. Fico muito feliz com as coisas que aconteceram e estou realizado aqui no Audax".

Diniz considera o experiente volante um dos líderes do elenco. Já o grupo de jogadores o vê como um irmão mais velho.

"Nosso elenco é muito bom, é unido. Como sou um dos mais velhos do grupo, procuro ajudar conversando e orientando os mais novos. É importante passar sua experiência neste momento".

Campeão paulista com o Palmeiras em 2008, Francis vê a possibilidade de conquista do título do Estadual com o Audax como algo muito mais especial. Ele lembra que o time já foi motivo de chacota pelo estilo de jogo.

"Ser campeão com o Palmeiras era obrigação. Agora é uma motivação especial. É a concretização do trabalho que foi muito criticado no início".

Como se recupera de uma lesão na panturrilha, o volante ainda é dúvida para a partida. Neste ano, disputou 13 jogos e entrou em campo pela última vez justamente contra o Santos —derrota por 2 a 1, pela fase de classificação. Na oportunidade, começou como titular e foi substituído aos 25 minutos do segundo tempo.

Nos três jogos seguintes não ficou nem no banco de reservas.

"Vamos esperar os treinamentos da semana para ver como será a recuperação. Para esse jogo tem que estar 100% fisicamente. Se eu não estiver, não vou para o jogo. Prefiro contribuir como venho fazendo fora do campo", completou.

Caso Francis não tenha condição de jogo, Fernando Diniz tem outras duas opções para substituir André Castro: Brunno Lima e Felipe Diadema, ambos de 20 anos.

"Tenho essas três opções e vou decidir durante a semana. O Francis está se recuperando de uma lesão na panturrilha e vamos observá-lo nos treinamentos. Caso não sinta a contusão e esteja bem fisicamente é um candidato. O Felipe Diadema e o Bruno Lima são jovens, mas foram bem quando entraram", disse Fernando Diniz.


Endereço da página:

Links no texto: