Folha de S. Paulo


Zagueiro do Corinthians é pego no antidoping; clube espera contraprova

O zagueiro Yago, do Corinthians, foi pego em um exame antidoping realizado após o jogo contra o Santos, no dia 6 de março, pela oitava rodada do Campeonato Paulista. A substância encontrada na urina jogador foi a betametazona –anti-inflamatório.

O anúncio foi feito pelo próprio Corinthians após a eliminação para o Audax, em jogo realizado neste sábado (23), pelas semifinais do Campeonato Paulista. O time foi eliminado após perder nos pênaltis por 4 a 1 —empate no tempo normal por 2 a 2.

"Vim comunicar a vocês que durante a semana nós recebemos uma comunicação da FPF [Federação Paulista de Futebol] sobre o atleta Yago, que durante uma prova do exame antidoping teve constatado um medicamento na urina. Estamos aguardando a contraprova", disse Joaquim Grava, chefe do departamento da equipe alvinegra.

"O medicamento é utilizado normalmente. Depende da via que você utiliza. Existem várias jurisprudências de jogadores que usaram, mas temos de aguardar a abertura da contraprova. Não é nenhum tipo de droga", explicou.

De acordo com o clube, "o medicamento foi prescrito ao atleta pelo departamento médico do Corinthians e consta da súmula do jogo".

O resultado da contraprova sairá no dia 2 de maio.

Joaquim Grava informou que o medicamento foi administrado na segunda ou terça-feira que antecedeu o jogo, e foi feito devido a uma inflamação no joelho do zagueiro.

"Dentro da legislação do controle de antidopagem, a responsabilidade é toda a minha. Clube e atleta estão isentos", disse o médico.

Yago, 23, começou nas categorias de base da Portuguesa, mas se transferiu para o Corinthians em 2012. No ano seguinte, foi promovido ao time profissional. Na temporada passada, ficou na reserva e ganhou a condição de titular neste ano após as saídas de Gil e Edu Dracena.


Endereço da página:

Links no texto: