Folha de S. Paulo


'Eu não acredito em nó tático', afirma Tite

O técnico do Corinthians, Tite, disse à Folha que não acredita em nó tático e que o que leva à vitória é a união de diversos aspectos.

Ele afirmou ainda que o que mais gosta nas equipes são as variantes que possui, com ou sem bola, e que detesta a falta de concentração e de doação.

A Folha fez as mesmas perguntas ao técnico Fernando Diniz, do Audax, rival do Corinthians neste sábado (23), às 18h30, no Itaquerão, pelas semifinais do Paulista, mas ele não respondeu.

*

Esquema tático no Brasil
Não vejo sistema tático padrão no Brasil. O mais utilizado é o 4-2-3-1, mas tem bastante 4-4-2 e 4-1-4-1. O que mais importa é a forma como as peças se movimentam, a mobilidade em lances de ataque e defesa.

O que lhe agrada em um time
São as variantes que ele tem, com posse e sem posse de bola. Agredir desde uma saída de bola atrás. Sair jogando com seu goleiro. O momento de retomada de posse de bola. Uma pressão alta, uma retomada, sendo agressivo na frente. E que ela possa ter variáveis de compactação. Sair com velocidade. Quando consegue ter essas variantes, é uma equipe que me encanta.

O que mais lhe irrita
É a não doação, a falta de aplicação e concentração. A falta de simulação de situação de treinamentos tal qual os jogos são. Morosidade, desleixo. A preparação, o treinamento, é a essência. A única diferença no dia do jogo é a pressão psicológica, mídia, torcida.

Nó tático
Eu não acredito em nó tático. O que determina uma grande performance, um grande desempenho, é a união de aspectos táticos, físicos e emocionais. Uma coisa eu tenho certeza: se emocionalmente você não estiver muito bem, os outros não vão aflorar. Então são necessários a união, a combinação, o equilíbrio desses aspectos. E às vezes acabam nem determinando os resultados. Na maioria das vezes, se vence. Mas no futebol, se acaba às vezes correndo o risco de não vencer.

Mourinho ou Guardiola?
Guardiola!

Time que assiste na folga
São as tradicionais. Barcelona, Real Madrid, o Bayern. Eu gosto do Liverpool. Eu nem sei pronunciar direito...o Leicester [líder do Inglês]. Ele tem uma característica diferente. É agressivo, a transição é muito rápida. Gosto de ver futebol alemão também. O PSG, mais como curiosidade, de como se dá essa busca da evolução, inclusive da busca de qualificação do PSG. Basicamente, são essas equipes. O Manchester City eu gostava de assistir antes. Agora já está uma equipe mais velha. Mas perdeu muito do encanto.


Endereço da página:

Links no texto: