Folha de S. Paulo


Denis falha, mas Calleri marca e classifica o São Paulo na Libertadores

Novamente com um gol salvador do atacante argentino Calleri, o São Paulo conseguiu arrancar empate por 1 a 1 com o The Strongest (BOL), na noite desta quinta-feira (21), em La Paz, e se classificou para as oitavas de final da Libertadores.

Foi o oitavo gol do camisa 12 são-paulino na competição. Ele ainda seria expulso após o fim da partida, em meio a uma confusão entre os jogadores das duas equipes.

O time do Morumbi encerrou a fase de grupos na segunda colocação do Grupo 1, com nove pontos, e avançou atrás do líder River Plate (ARG), que foi a 11 pontos depois de bater o já eliminado Trujillanos (VEN) no mesmo horário.

Os são-paulinos vão enfrentar o Toluca (MEX) na próxima fase do torneio. O primeiro jogo será no Morumbi, e a partida de volta acontecerá no México. Os dias e os horários ainda serão definidos pela Conmebol.

O São Paulo sentiu os efeitos da altitude e foi sufocado pelos donos da casa durante grande parte do jogo. Cristaldo, após falha do goleiro Denis, abriu o placar aos 28min do primeiro tempo.

Porém, antes do intervalo, Calleri aproveitou cobrança de escanteio e, de cabeça, selou o empate.

Nos acréscimos, Denis foi expulso por retardar o reinício de jogo, e o zagueiro Maicon precisou atuar como goleiro até o apito final. Ele chegou a fazer duas defesas em cruzamentos e ajudou a equipe brasileira a segurar o placar.

O JOGO

O técnico Bauza surpreendeu ao deixar o meia Ganso no banco de reservas e optar por um meio de campo com três volantes (Thiago Mendes, Hudson e Wesley).

A proposta defensiva do São Paulo funcionou no começo de jogo. O time do Morumbi conseguiu suportar a pressão dos donos da casa e ainda armou alguns bons contra-ataques, principalmente com Kelvin pelo lado direito.

Porém, com o decorrer do tempo, a equipe brasileira recuou muito as suas linhas de marcação e permitiu ao time boliviano trocar passes e fazer cruzamentos perto da sua grande área.

Como era esperado, por causa da altitude, os chutes de longe e as bolas aéreas foram as principais jogadas do The Strongest, que abriu o placar com Cristaldo, após falha do goleiro Denis em uma saída do gol, aos 28min.

Em desvantagem, o São Paulo buscou ter mais posse de bola e presença ofensiva, mesmo com todas as dificuldades na criação no meio de campo.

Assim, conseguiu chegar ao empate antes do intervalo, quando Calleri aproveitou cobrança de escanteio e, de cabeça, fez 1 a 1.

O São Paulo continuou muito recuado no segundo tempo e levou sufoco com as bolas aéreas do The Strongest. Aos 7min, Matías Alonso perdeu gol feito na pequena área.

Pressionado, o time do Morumbi, já sem fôlego, não conseguia nem contra-atacar como havia feito na etapa inicial. Com isso, Caramelo, Ganso e Alan Kardec vieram a campo. Sem sucesso.

A equipe são-paulina sofreu pressão até o apito final. Mas, graças aos erros nos passes e nas finalizações do time da casa, conseguiu manter o resultado que garantiu a classificação.


Endereço da página:

Links no texto: