Folha de S. Paulo


Por empate nas alturas, São Paulo abdica de meias ofensivos

Nelson Almeida/AFP
O técnico Edgardo Bauza durante um treino do São Paulo
O técnico Edgardo Bauza durante jogo do São Paulo

Quando o técnico do São Paulo, Edgardo Bauza, comandava a surpreendente LDU (EQU) durante o título da Libertadores em 2008, uma das principais armas do time eram os arremates de longa distância, especialmente nos 2.820 m de Quito.

Com menor pressão atmosférica, localidades muito acima do nível do mar fazem com que a bola atinja maior velocidade e suba mais rápido. Contra a arma que usou e abusou em seu favor, o treinador deve escalar três volantes na partida que define o futuro do São Paulo, nesta quinta (21), às 21h45, na altitude de La Paz (3.600 m), contra o The Strongest (BOL).

Bauza vai abdicar de um dos três meias ofensivos —pode sacrificar até Ganso— para jogar com três volantes na proteção da intermediária e tentar impedir os chutes de longa distância dos rivais.

No meio, restarão duas vagas, disputadas por Ganso, Michel Bastos e Kelvin. Como esses jogadores ficarão abertos e também terão função defensiva, auxiliando na marcação dos laterais, Ganso pode ser o escolhido para sair.

Os volantes serão Thiago Mendes, mais pela direita, Wesley, pela esquerda, e Hudson centralizado. O São Paulo precisa de um empate para se classificar às oitavas —uma derrota elimina o time.

O The Strongest terá um técnico que treinou a equipe apenas uma vez. O venezuelano César Farias foi apresentado pelo clube na tarde desta quarta (20) e teve apenas um breve contato com o time.

O treinador, que estava no Cerro Porteño (PAR) até sexta (15), substitui Mauricio Soria, demitido pelo clube.

O sucesso de Farias pode ser decisivo para o futuro de Bauza, seu adversário no jogo desta quinta-feira. Após a derrota vexatória por 4 a 1 para o Audax nas quartas de final do Paulista, o técnico do São Paulo começa a enfrentar resistência no clube.

.
FECHANDO A CASINHA Contra chutes de longa distância, três volantes
FECHANDO A CASINHA Contra chutes de longa distância, três volantes

*

THE STRONGEST (BOL)
Vaca; Bejarano, Martelli, Maldonado e Wayar; Chumacero, Castro, Veizaga e Ramallo; Escobar; Alonso. Técnico: C. Farias

SÃO PAULO
Denis; Bruno, Maicon, R. Caio e Mena; M. Bastos (Kelvin), T. Mendes, Hudson, Wesley e Ganso; Calleri Técnico: E. Bauza

Estádio: Hernando Siles, em La Paz (BOL)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
TV: 21h45, Fox Sports


Endereço da página:

Links no texto: