Folha de S. Paulo


Meia emprestado ao Santos, Vitor Bueno decide e time vai à semifinal

Ivan Storti/Santos FC
Vitor Bueno comemora um dos seus dois gols na vitória sobre o São Bento
Vitor Bueno comemora um dos seus dois gols na vitória sobre o São Bento

A velocidade do time do Santos resolveu o confronto contra o São Bento ainda no primeiro tempo neste sábado (16), garantindo o time da Baixada na semifinal do Campeonato Paulista com o resultado de 2 a 0.

Com tantos jovens oriundos das categorias de base como referências na equipe titular —casos de Gustavo Henrique, Zeca, Thiago Maia e Gabriel—, o destaque do Santos na partida foi Vitor Bueno. Emprestado do Botafogo-SP desde julho de 2015, o jovem meia de 21 anos mostrou entrosamento com os "Meninos da Vila", anotou dois gols no primeiro tempo e deu números finais ao jogo.

Concorrente de Serginho e Longuine pela vaga de Lucas Lima, a todo tempo envolvido em especulações de transferência, ele mostrou em campo o porquê de ser considerado por membros da comissão técnica o mais provável substituto do meia da seleção brasileira.

No primeiro gol, o paulista de Monte Alto recebeu no lado direito do campo, gingou, tabelou com Gabriel e bateu com o lado de fora do pé, no canto do goleiro Henal. No lance, mostrou habilidade e capacidade de finalização.

Veja vídeo

Convocado em março para a seleção brasileira principal pela primeira vez e um dos principais jogadores da equipe que vai representar o Brasil nos Jogos Olímpicos, o atacante Gabriel contribuiu na boa atuação de Vitor Bueno, com criação de jogadas em velocidade pelas pontas.

Terceiro colocado e melhor time do interior ao fim da fase de grupos do Paulista, o São Bento valeu-se durante o campeonato da experiência de jogadores como Marcelo Cordeiro (ex-Inter), 34, Morais, 31, e Edno (ambos ex-Corinthians). Neste sábado, a equipe foi envolvida pelo dinamismo da equipe de Dorival Júnior no primeiro tempo.

Após boas chances desperdiçadas por Gabriel, Renato e Thiago Maia, Vitor Bueno desviou de carrinho um cruzamento de Ricardo Oliveira e ampliou o placar.

No segundo tempo, o São Bento esteve próximo de marcar um gol em algumas ocasiões, mas esbarrou em limitações próprias, em erros de posicionamento e de conclusão. Com a vitória praticamente garantida, os jogadores do Santos nitidamente passaram a se preservar fisicamente. Assim, pouco criaram na segunda etapa.

O torcedor que porventura tenha ficado preocupado com a devolução de Bueno ao Botafogo-SP pode ficar tranquilo. Após o jogo, o atleta disse que os clubes já se acertaram e que ele permanecerá no Santos.

"Não posso assinar por questões burocráticas. O Botafogo-SP estava no Paulista e eu tenho que aguardar o fim do Campeonato, mas já está tudo acertado para eu continuar. O Santos já fez o pagamento e só falta eu assinar", disse Vitor ao ser questionado se continuaria na equipe do litoral.

Com o resultado, o Santos chega à semifinal com a segunda melhor campanha do Paulista, atrás do Corinthians. A depender dos resultados dos jogos de domingo e segunda, pode enfrentar São Paulo ou Palmeiras (que será o adversário em caso de vitória dos dois grandes).


Endereço da página:

Links no texto: