Folha de S. Paulo


Wallace conduz Cruzeiro em busca da temporada perfeita no vôlei

Quando a bola entrar em jogo às 9h40 deste domingo (10) para a decisão da Superliga masculina, entre Cruzeiro e Campinas, boa parte das atenções estará voltada a Wallace, 28, 1,98 m, destaque da equipe mineira. A partida será disputada em Brasília.

Único em quadra com status de titular da seleção brasileira, o oposto (o atacante de força, que não se preocupa tanto com o passe) não imaginava atuar em alto nível há alguns meses.

Tampouco que ajudaria seu time a estar a apenas três sets de consolidar uma temporada de 2015/16 perfeita.

Tudo começou em julho passado, quando sentiu "dorzinha" nas costas em um treino antes do início da fase final da Liga Mundial, no Rio.

Divulgação
Wallace durante uma partida do Cruzeiro
Wallace durante uma partida do Cruzeiro

Em que pese o exame não ter indicado problema, ele não conseguiu ir à quadra. Achou que era coisa passageira, mas estava enganado.

"Alguns dias depois, passei a sentir dormência entre as pernas", disse. "Precisei voltar antes de uma viagem a Jericoacoara, pois tinha dificuldade de ficar em pé".

Não era só isso. Wallace contou que "andava tipo velhinho de bengala" e só conseguia dormir sentado.

O diagnóstico do médico foi taxativo: era necessária cirurgia para corrigir a hérnia de disco, que acabou por tirá-lo de ação por dois meses.

Para alguém que nunca havia sido submetido a uma intervenção, foi um baque. "Pensei que podia deixar a seleção", disse. "Me preocupei em não conseguir jogar mais no nível de antes".

Sofreu para recuperar a forma, mas se reencontrou e hoje não sente dor.

Quem agradece é o Cruzeiro. Com seu oposto em grande fase, o time celeste enfileirou títulos em uma temporada impressionante. O troféu da Superliga pode ser o sexto desde setembro passado.

O Cruzeiro já faturou o título do Campeonato Mundial de clubes, da Supercopa, da Copa Brasil, do Sul-Americano de clubes e do Mineiro.

A partida contra o Campinas será a sexta final consecutiva dos mineiros no Nacional: são três taças e dois vice-campeonatos desde 2011.

Wallace é o quarto maior pontuador do torneio. Até hoje, soma 3.759 pontos dentro da competição.

"Ele era um menino com muito potencial. Tive a felicidade de encontrá-lo e colocá-lo para jogar de titular ainda novo. Ele cresceu muito", afirmou o técnico do Cruzeiro, Marcelo Mendez.

Independentemente de título, o oposto deve ser nome certo na lista de convocados do técnico Bernardinho para os Jogos do Rio. A relação será divulgada na terça (12).

Mendez e Wallace atribuem a regularidade do Cruzeiro à estabilidade da estrutura do clube. "Nunca atrasou um salário", disse o jogador, no time desde 2009.

Do outro lado da rede, o Campinas fará sua primeira final da Superliga. A equipe superou o Taubaté, que era favorito, no jogo decisivo da semifinal por 3 sets a 2, fora de casa. Agora, o time paulista quer aprontar nova surpresa na capital federal.

"A partida será equilibrada, definida nos detalhes", afirmou Mendez.

NA TV
Cruzeiro x Campinas
9h40 (domingo) Globo e SporTV


Endereço da página:

Links no texto: