Folha de S. Paulo


Libertadores já tem 5 classificados para oitavas; nenhum é brasileiro

Nem argentinos nem brasileiros. Os dois países com mais títulos na Libertadores ainda não possuem um representante classificado para as oitavas de final da competição.

Dos 16 times que disputarão a próxima fase da competição, cinco já são conhecidos: os mexicanos Toluca e Pumas, o uruguaio Nacional, o colombiano Atlético Nacional e o venezuelano Táchira.

Pumas e Táchira estão no Grupo 7 da competição. Faltando apenas uma rodada, a equipe mexicana soma 12 pontos, enquanto os venezuelanos têm nove. Com quatro pontos, Emelec e e Olímpia não possuem mais chances.

Já o colombiano Atlético Nacional é o único com 100% de aproveitamento. Ele está no Grupo 4, que ainda possui Huracán (6 pontos), Sporting Cristal e Peñarol.

Os outros dois clubes já classificados estão em chaves com times brasileiros. O Toluca está no Grupo 6 —o mesmo do Grêmio, que está na segunda colocação com cinco pontos e precisa de duas vitórias (enfrenta o LDU, fora de casa, e o próprio Toluca, em casa) para não depender de ninguém.

Se o San Lorenzo não vencer o Toluca, o Grêmio se classifica até com mais três pontos se bater a LDU.

Único classificado do Grupo 2, o Nacional pode ajudar na classificação do Palmeiras caso vença o Rosario Central no Uruguai. Além de torcer por um triunfo da equipe uruguaia, que precisa de um empate para avançar em primeiro, o time paulista necessita ganhar do River Plate e tirar uma diferença de três gols no saldo.

Outro brasileiro que está em situação complicada é o São Paulo noGrupo 1. Na terceira colocação com cinco pontos, o time do Morumbi precisa vencer os dois jogos que ainda dará (River Plate e The Strongest) para não depender de ninguém. O River Plate é o líder com oito pontos —uma a mais que o time boliviano.

Corinthians e Atlético-MG estão muito perto da classificação. Na liderança do Grupo 8, o time paulista se classifica com um empate contra o Cobresal, que está eliminado e ainda não pontuou.

A equipe do Parque São Jorge pode até se classificar sem entrar em campo desde que o Cerro Porteño não vença o Cobresal em jogo marcado para a próxima quarta-feira.

Na liderança do Grupo 5, o Atlético-MG precisa de um empate em casa contra o Melgar, que ainda não pontuou, para avançar. Mesmo se for derrotado, o time mineiro ainda tem chances de classificação.

No Grupo 3, os argentinos Racing e Boca Juniors estão com as vagas encaminhadas.


Endereço da página:

Links no texto: