Folha de S. Paulo


Prass pega pênalti, Palmeiras bate o Corinthians e fica perto da vaga

Com um pênalti defendido por Fernando Prass e um gol de Dudu, o Palmeiras venceu o Corinthians por 1 a 0, no Pacaembu, e quebrou um jejum de oito anos sem vencer o rival pelo Campeonato Paulista no tempo normal de jogo —em 2015 o time ganhou nos pênaltis.

O único gol do jogo saiu logo após o goleiro da equipe alviverde pegar a cobrança de pênalti de Lucca, aos 32min. Após a defesa, a torcida se empolgou e Dudu aproveitou uma confusão na área adversária para marcar de cabeça.

A equipe comandada por Cuca ainda teve a chance de marcar mais um no fim de jogo. Aos 39min, Dudu chutou cruzado e a bola ia entrando no gol, mas Gabriel Jesus completou e o árbitro marcou impedimento.

Com o resultado, o Palmeiras ficou próximo da classificação para as quartas de final da competição. A equipe assumiu a liderança provisória do Grupo B com 21 pontos e depende apenas de uma vitória na próxima rodada, quando enfrenta o Mogi Mirim fora de casa, para avançar. O time ainda pode ser ultrapassado pelo Ituano, que enfrenta o Mogi Mirim ainda hoje.

Já o Corinthians segue na liderança do Grupo D com 32 pontos contra 22 do Red Bull, que perdeu para o São Bernardo por 3 a 2 neste domingo.

Antes do confronto pelo Paulista, o time de Cuca visita o Rosario Central, na quarta-feira, pela Copa Libertadores da América.

Já o Corinthians entra em campo pelo Estadual também no domingo —enfrenta o Novorizontino. Antes, recebe o Santa Fé na quarta pela competição continental.

Veja vídeo

O JOGO

O Palmeiras mudou a forma de jogar e surpreendeu o time do Corinthians nos primeiros 20 minutos de jogo. Com a formação 4-4-2, a equipe comandada pelo técnico Cuca pressionou a saída de bola corintiana e por pouco não abriu o placar com um minuto de jogo. Jean, porém, não aproveitou e chutou longe.

O time alviverde continuou pressionando a saída de bola, mas em um descuido quase levou o primeiro gol. No contra-ataque, aos 16min, Giovanni Augusto acionou Lucca na grande área. O atacante bateu cruzado de primeira e quase surpreendeu o goleiro Fernando Prass.

Cinco minutos depois, os palmeirenses responderam. Após boa troca de passes no meio de campo, Gabriel Jesus recebeu um passe longo e chutou forte. Cássio espalmou para escanteio.

A partir daí, o jogo passou a ser mais trabalhado no meio de campo e os jogadores não arriscaram tanto. A outra boa chance de gol veio aparecer somente aos 45 min. Robinho cobrou uma falta lateral direto para o gol, mas o goleiro do Corinthians socou para longe.

O começo da etapa final começou bem parecido com o início do primeiro tempo. O Palmeiras pressionou a saída de bola corintiana, que ficou sem qualidade no meio de campo. Tite percebeu isso e sacou Elias para colocar o jovem Maycon.

Um minuto após a substituição, o Palmeiras teve a melhor oportunidade do jogo. Aos 9 minutos, Gabriel Jesus cruzou para Alecsandro na pequena área, o atacante se esticou e Cássio defendeu praticamente em cima da linha.

O Palmeiras continuou pressionando, mas aos 27min o Corinthians teve um pênalti cometido por Thiago Martins em Giovanni Augusto. Lucca bateu e Fernando Prass defendeu.

No lance seguinte, o Palmeiras abriu o placar com Dudu. O atacante aproveitou uma bagunça na grande área e, de cabeça, fez o gol palmeirense. A equipe conseguiu manter a vantagem e venceu a segunda partida consecutiva.

Tabela e resultados do Campeonato Paulista 2016


Endereço da página:

Links no texto: