Folha de S. Paulo


Rival em baixa vence mais dérbis entre Palmeiras e Corinthians

De 27 jogos disputados entre Palmeiras e Corinthians nos últimos dez anos, apenas em cinco oportunidades aquele que estava mais bem posicionado na tabela de classificação saiu vencedor.
Estatística que deixa claro: não há favorito em dérbis.

Segundo dados levantados pela Folha, em 13 vezes, o clube que tinha a pior posição se deu melhor que o rival mais bem colocado. Em outras nove, houve empate.

A última vez que isso aconteceu foi no ano passado. Em maio de 2015, pelo Campeonato Brasileiro, Palmeiras (16º) e Corinthians (3º) se enfrentaram pela quarta rodada do torneio, em Itaquera, e, mesmo com o campo a favor e o futebol bem jogado, o time comandado por Tite foi derrotado dentro de casa.

No entanto, não foi só a equipe alviverde que protagonizou vitórias em situações adversas –os números de triunfos nessas circunstâncias são equilibrados: sete para o lado corintiano contra seis do lado palmeirense.

A mais emblemática delas aconteceu em fevereiro de 2011 pelo Paulista. Quatro dias antes daquele confronto, o Corinthians havia sido eliminado de forma vexatória pelo Tolima (COL) pela primeira fase da Libertadores e ocupava a quinta colocação do Estadual, enquanto o Palmeiras era líder.

Em um Pacaembu quase todo verde e branco, a torcida abusou de provocações referentes à eliminação do seu maior rival, com cartazes e camisetas do time colombiano, mas viu o lateral Alessandro, hoje diretor do clube, marcar o único gol do jogo e dar a vitória ao Corinthians.

"[O clássico] É um jogo a parte do campeonato. Apesar de valer os mesmos três pontos, ganhar um clássico dá muita moral ao grupo que vence e deixa o outro em situação ruim", afirmou o atacante Romarinho, que hoje defende o Al-Jaish, do Qatar, mas que foi especialista em deixar o rival em situação pior nas competições.

A primeira delas foi em junho de 2012, também no Pacaembu, mesmo palco onde os times se enfrentam neste domingo (3). O Corinthians era o lanterna do Brasileiro após cinco rodadas, com apenas um ponto, e o Palmeiras ocupava a 18ª colocação. Com dois de Romarinho, o time de Tite venceu por 2 a 1 e pulou para 17º, deixando os palmeirenses em 19º (penúltimo).

"Acho que a preparação para o clássico é um pouco diferente na questão emocional e psicológica. Em campo, a preparação é a mesma, mas a cabeça é diferente", completou o jogador.

Pelo lado palmeirense quem também deixou sua marca sobre o rival estando em situação pior na tabela de classificação foi Luan. O atacante fez o primeiro gol da vitória por 2 a 1 do alviverde em 2011 pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

"A gente entra em campo para vencer todas. Como é clássico, entramos com uma vontade a mais. E aquele dia não foi diferente. Claro que a gente sabe que, se perder, a coisa pode ficar pior por ser em um clássico, mas entramos com mais vontade", afirmou Luan, que retornou ao Palmeiras no fim de 2015.

FAVORITISMO HOJE

Nesta edição do Paulista, Palmeiras e Corinthians fazem campanhas distintas. O alviverde tenta sair de uma crise. Foram quatro derrotas nos últimos cinco jogos. Todos com o novo técnico Cuca, contratado após a demissão de Marcelo Oliveira.

Dados que indicam que se houvesse um favorito no clássico, ele não seria o rival do Palmeiras, dono de ótima campanha na temporada.

O time alvinegro tem o melhor desempenho do Paulista, com 32 pontos, e já está classificado para a próxima fase da competição, diferentemente do rival.

Além disso, Tite terá a volta de Elias, um dos pilares da sua equipe. O volante estava fora desde fevereiro. Entretanto, como os próprios números mostram, o resultado do clássico só é decidido com a bola rolando.

SEIS VEZES EM QUE O PIOR SE DEU BEM

PAULISTA - 2011
Palmeiras 0x1 Corinthians
Quatro dias após ter sido eliminado pelo Tolima na Libertadores, o Corinthians (5º) venceu o líder Palmeiras

BRASILEIRO - 2011
Palmeiras 2x1 Corinthians
Sexto colocado, o Palmeiras não vencia há seis jogos. O Corinthians era o líder

PAULISTA - 2012
Palmeiras 1x2 Corinthians
Terceiro, o Corinthians não vencia há três jogos, mas bateu o líder Palmeiras

BRASILEIRO - 2012
Corinthians 2x1 Palmeiras
Em cinco jogos, o Corinthians havia conseguido apenas um ponto, mas bateu o Palmeiras

PAULISTA - 2015
Corinthians 2x2 Palmeiras
Corinthians era a sensação do ano, mas caiu nos pênaltis (5 a 6) em casa nas semifinais

BRASILEIRO - 2015
Corinthians 0x2 Palmeiras
Palmeiras (16º colocado) tinha apenas dois pontos em três jogos, mas venceu o rival (3º) dentro do Itaquerão

*

PALMEIRAS
F. Prass; Jean, V. Hugo, T. Martins e Egídio; T. Santos, Arouca e Robinho; G. Jesus, R. Marques e Alecsandro. Técnico: Cuca

CORINTHIANS
Cássio, Fagner, Felipe, Yago e Uendel; Bruno Henrique, G. Augusto, Elias, Guliherme e Lucca; André. Técnico: Tite

Estádio: Pacaembu, em São Paulo
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
TV: 16h, Globo e Band (só para SP)


Endereço da página:

Links no texto: