Folha de S. Paulo


F-1 é como show dos Stones sem Mick Jagger, diz chefão da categoria

O CEO da F-1, Bernie Ecclestone, 85, criticou a situação atual da categoria, a qual comparou com um show dos Rolling Stones em que a banda fosse incapaz de tocar. As declarações foram dadas nesta sexta (1º) à BBC.

"Não estamos fazendo um show muito bom", ele afirmou no circuito de Sakhir, onde neste domingo (3) será disputado o GP do Bahrein, o segundo da temporada.

"Imaginem se as pessoas viessem para assistir aos Rolling Stones e Mick [Jagger] não conseguisse cantar e os outros não conseguissem tocar seus instrumentos", comparou.

O dirigente, detentor dos direitos comerciais da F-1, evitou criticar o atual sistema de classificação, mas declarou que foi adotado após sugestão da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

"Depende como você olhar. A ideia é que nós esperávamos que um ou dois dos mais rápidos teriam problemas no Q1 e no Q2. Mas não aconteceu", avaliou.

Ecclestone, porém, não poupou o modelo híbrido de motor turbo, utilizado atualmente, e disse preferir o V8 aspirado, usado até 2013.

"Eu disse que esse motor seria um desastre e fui criticado por isto", declarou.

De acordo com ele, apenas a Mercedes conseguiu se adaptar com sucesso ao novo motor, além de que a redução do barulho fez com que a F-1 perdesse parte do apelo para os torcedores.

ROSBERG MAIS RÁPIDO

O piloto alemão Nico Rosberg, da Mercedes, foi o mais veloz nas duas sessões do treino livre desta sexta-feira (1º) para o GP do Bahrein.

Vencedor da primeira etapa do Mundial de F-1, disputada no dia 20, na Austrália, Rosberg deixou para trás o seu companheiro e atual campeão mundial, o britânico Lewis Hamilton, segundo mais rápido do dia.

Na primeira sessão do treino, o alemão completou a melhor volta em 1min32s294, mais de meio segundo na frente de Hamilton (1min32seg799).

Rosberg permaneceu mais veloz na segunda sessão, com 1min31s001, contra 1min31s242 do britânico.

A principal novidade do treino livre foi a performance da McLaren de Jenson Button. O ex-campeão mundial foi o terceiro mais rápido do dia (1min32s281), com Max Verstappen, da Toro Rosso, em quarto e o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, em quinto.

Entre os brasileiros, Felipe Massa, da Williams, foi o 10º melhor nas duas sessões. Já Felipe Nasr, da Sauber, fez o 19º melhor tempo na primeira parte, mas caiu para 21º na segunda.


Endereço da página:

Links no texto: