Folha de S. Paulo


Corinthians pode garantir vantagem de jogar em casa até em eventual semi

Classificado com antecedência e dono da melhor campanha, o Corinthians precisa de apenas mais um empate nesta primeira fase do Campeonato Paulista para garantir a vantagem de jogar no Itaquerão até em uma eventual semifinal.

A meta já pode ser alcançada nesta quarta-feira (30), quando o clube enfrenta a Ponte Preta, às 21h45, em casa, pela 13ª rodada do Estadual. O time alvinegro ainda enfrentará o Palmeiras e o Novorizontino nesta fase da competição.

De acordo com o regulamento do Campeonato Paulista, o time que conquistar mais pontos na somatória da primeira fase e das quartas de final jogará como mandante na semifinal, que também será realizada em jogo único. Na final, a equipe que somar mais pontos durante toda a competição terá a vantagem de jogar a segunda partida como mandante.

Com 29 pontos, o Corinthians já garantiu a vantagem de jogar no Itaquerão nas quartas de final. O Red Bull, atualmente segundo colocado de sua chave, tem 19 pontos —precisa de mais um triunfo para avançar às quartas. O Red Bull também é o quarto colocado na classificação geral.

Caso passe pelas quartas de final –somaria no mínimo mais um ponto—, o Corinthians enfrentaria o time que tiver o menor número de pontos entre os classificados para as semifinais. Após o Red Bull, o São Paulo hoje é o quinto colocado no geral com 18 pontos. Mesmo que vença os três jogos desta fase e sua partida de quartas de final, a equipe do Morumbi não atingiria os 31 pontos do rival.

FRACASSOS

O Corinthians ainda não teve sucesso nos confrontos de mata-mata no Itaquerão. No ano passado, o clube caiu em casa para o Palmeiras na semifinal do Campeonato Paulista, para o Guaraní nas oitavas de final da Libertadores e para o Santos nas oitavas de final da Copa do Brasil.

POUPADOS

De contrato renovado, Rodriguinho -ausente contra o Ituano -é um dos titulares confirmados pelo técnico Tite. Além dele, jogarão o goleiro Cássio e o zagueiro Yago.

Assim, com outro reserva, o Corinthians deve entrar em campo com Cássio; Edilson, Vilson, Yago e Guilherme Arana; Willians; Ángel Romero, Rodriguinho, Alan Mineiro e Danilo; Luciano.
Fagner, Uendel, Bruno Henrique, Giovanni Augusto, Guilherme, Lucca e André serão preservados pela comissão técnica. O grupo deve voltar ao time no clássico contra o Palmeiras, no domingo (3), e ser mantido para o jogo ante o Santa Fe (COL), no dia 6, pela Libertadores.

AJUDA AO RIVAL

Caso empate ou vença a Ponte Preta, o Corinthians também ajudaria seu rival Palmeiras. Faltando três rodadas, o time de Campinas soma é o terceiro colocado no Grupo B, com 16 pontos —um a mais que o Palmeiras, quinto e último colocado na chave.

O Corinthians ainda enfrenta na primeira fase o próprio Palmeiras e o Novorizontino, outro rival do time alviverde na briga por uma vaga nas quartas de final. O Novorizontino é o segundo colocado da chave com 18 pontos.

*

CORINTHIANS
Cássio; Edilson, Vilson, Yago e Arana; Willians, Rodriguinho, Alan Mineiro, Danilo e Romero; Luciano. Técnico: Tite

PONTE PRETA
João Carlos; Jeferson, Douglas, F. Ferreira e Reinaldo; Jonas, J. Vítor e Ravanelli; F. Azevedo, Rhayner (Clayson) e Wellington Paulista. Técnico: Alexandre Gallo

Estádio: Itaquerão
Árbitro: Alessandro Darcie
TV: Globo e Band (para SP) 


Endereço da página:

Links no texto: