Folha de S. Paulo


Luiz Gustavo diz que seleção precisa aprender rápido sobre as eliminatórias

Rafael Ribeiro/CBF
Luiz Gustavo durante entrevista em Porto Alegre
Luiz Gustavo durante entrevista em Porto Alegre

Após o empate contra o Uruguai, 2 a 2 na sexta (25), o técnico Dunga pediu que seus atletas, em alguns momentos, precisam deixar de jogar futebol e chegar mais no corpo dos adversários. Meio-campista responsável pela marcação na seleção brasileiro, Luiz Gustavo concorda.

"Temos que aprender o mais rápido possível como realmente funciona as eliminatórias. Muitos lances que são faltas na Europa, nas eliminatórias não são. E isso causa frustração para alguns de nossos jogadores", disse neste domingo (27) Luiz Gustavo, que joga no Wolfsburg, da Alemanha.

A frustração que causa a não marcação de faltas, para o jogador, pode explicar os cartões tomados por David Luiz e Neymar no empate contra o Uruguai. Esses dois jogadores estão suspensos do jogo desta terça (29), contra o Paraguai, em Assunção.

Neymar, por exemplo, havia sido derrubado minutos antes de cometer uma falta em González. O rival não recebeu o amarelo, o brasileiro sim.

Eliminatórias

"Temos que ter calma e tranquilidade nos próximos jogos para termos todo mundo em campo", disse.

Do elenco que está concentrado para os jogos de março, somente quatro dos 23 jogadores já haviam disputado partidas de eliminatórias antes do início do classificatório para a Rússia, em outubro de 2015: o lateral Daniel Alves, o zagueiro Miranda, o lateral-esquerdo Filipe Luis e o atacante Ricardo Oliveira.

A seleção está em um hotel na região metropolitana de Porto Alegre, concentrada para enfrentar o Paraguai pela sexta rodada das eliminatórias.

Com oito pontos, o time de Dunga está em terceiro na tabela, mas se tropeçar no Defensores del Chaco pode até cair para sexta posição. Somente os quatro primeiros se classificam para a Rússia-2018, e o quinto joga uma repescagem contra o melhor time da Oceania.

"Teremos um espaço longo até o próximo jogo das eliminatórias, por isso não seria fácil [ficar de março a setembro fora da zona de classificação]. Vivemos de resultados, precisamos entrar e vencer", disse Luiz Gustavo.


Endereço da página:

Links no texto: