Folha de S. Paulo


Eterno, inspirador, gigante; jornais homenageiam Cruyff

Reprodução
Capa do jornal português 'A Bola
Capa do jornal português 'A Bola'

Os principais jornais de esporte ao redor do mundo homenagearam o holandês Johan Cruyff, 68, que morreu na última quinta-feira (24). Ele lutava contra um câncer no pulmão, que foi diagnosticado em outubro de 2015.

"Johan Eterno" é a capa do jornal espanhol "Sport", de Barcelona. O periódico faz uma alusão a Ernesto "Che" Guevara pelo fator revolução, já que o holandês é considerado um grande revolucionário e "pai" do futebol moderno.

Já o também espanhol "As" escreveu "Você foi nosso grande inspirador". O Marca, outro periódico espanhol, seguiu a mesma linha "O gênio que reinventou o futebol".

Reprodução
Capa do jornal francês L'Equipe
Capa do jornal francês L'Equipe

A capa do inglês "Sun Sport" foi o "O céu tem um novo craque". Já o Mirror Sport chamou Cruyff de gênio.

O português "A bola" estampou uma foto de Cruyff ao lado de Eusébio, que morreu em janeiro de 2014. A manchete do jornal foi "Na seleção de Deus".

Cruyff foi o principal jogador da seleção holandesa na Copa do Mundo-1974 -time que ficou conhecido como "Laranja Mecânica"-, ele imortalizou a camisa 14. Mesmo com a derrota na final para a anfitriã Alemanha Ocidental, Cruyff deixou o torneio sendo chamado por alguns de "Pelé Branco".

Alexander Schippers/AFP
Jornais holandeses lamentam a morte de Cruyff
Jornais holandeses lamentam a morte de Cruyff

Endereço da página:

Links no texto: