Folha de S. Paulo


Tribunal desportivo abre inquérito para investigar fiscais da Stock Car

Márcia Ribeiro - 11.ago.2013/Folhapress
RIBEIRAO PRETO, SP, BRASIL, 11-08-2013, 10h: Corrida de Stock Car em Ribeirão Preto. (Foto: Márcia Ribeiro/ Folhapress, REGIONAIS)
Carros da Stock Car alinhados no grid para prova em Ribeirão Preto

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) instaurou inquérito administrativo para investigar os oficiais de pista da Stock Car envolvidos em troca de mensagens em que ameaçava prejudicar pilotos da categoria.

O caso foi revelado pela Folha. A reportagem teve acesso a uma troca de mensagens, por WhatsApp (serviço de comunicação eletrônica), de um grupo de comissários e auxiliares que atua no circuito.

Após colher depoimentos de fiscais e pilotos da principal categoria do automobilismo brasileiro, a procuradoria do STJD decidirá se apresentará uma denúncia ao tribunal, informando quais os artigos da legislação foram infringidos.

Até hoje, nunca um comissário de prova foi alvo de denúncia no STJD da CBD.

Caso a denúncia seja apresentada, é aberto um processo, que tem funcionamento similar aos da Justiça comum. A decisão dos auditores é passível de recurso. A pena só será aplicada quando do trânsito em julgado.

AS MENSAGENS

Entre piadas, brincadeiras e demonstrações de poder, uma conversa dos comissários levantou dúvidas sobre a precisão de relatórios e a isenção de decisões que podem interferir no resultado final do campeonato.

Com funções equivalentes às do árbitro de um jogo de futebol, os comissários desportivos das corridas de Stock Car têm o poder de aplicar punições durante a prova, excluir ou desclassificar um piloto.

A categoria é a mais antiga e a mais rica do automobilismo nacional. Criada em 1979, reúne os principais pilotos e tem hoje média de público de mais de 30 mil pessoas.

Nas conversas, os comissários fazem ameaças e piadas.

"Vamos desclassificar ele por alguma coisa na próxima etapa...", escreveu o auxiliar de comissário Paulo Ygor Dias em 7 de abril de 2015, referindo-se ao piloto Cacá Bueno.

Dois dias antes, na corrida em Ribeirão Preto (SP), o piloto havia chamado os "caras da CBA" de "bando de imbecis", em conversa com a equipe que acabou vazando, depois que a bandeirada não foi dada por erro de uma comissária.

A ameaça não se concretizou na corrida seguinte. O piloto foi suspenso por uma etapa e multado pelo STJD, perdendo a liderança do campeonato.

Pouco depois, na mesma conversa, o veterano comissário Clóvis Matsumoto, hoje fora da Stock Car, vangloria-se de ter impedido o mesmo Bueno de ser campeão.

"Bom, na minha época o Cacá foi 3 vezes vice pq eu não estava a fim de deixar ele ser campeão! Kkk", escreveu.

Ygor confirma: "Eu presenciei essa época do matsu... E tbm não faz muito que ele não foi campeão por uns pontinhos que tiramos dele...". Seguiram-se vários "kkk".

Para Cacá Bueno, hoje na equipe Red Bull, "é repugnante" o tom das conversas.

"É um absurdo, porém, infelizmente, não me surpreende. Sempre tive suspeitas."

OUTRO LADO

Em resposta à reportagem, a CBA já havia argumentado que não é possível um comissário técnico inventar uma punição porque ele apenas fiscaliza se o regulamento é cumprido.

Tanto comissários como a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) afirmaram que não é possível que os comissários técnicos influam deliberadamente no resultado das corridas.

O engenheiro Clóvis Matsumoto disse que a conversa foi feita em tom de brincadeira. Foi uma "molecagem".

Ele afirmou que hoje a Stock Car é muito profissional, que os regulamentos evoluíram e que "não tem pegação no pé, não dá para inventar punições", uma vez que as questões são técnicas.

Informou que atua na função desde 2002 e que nunca viu "nenhum comissário punir piloto por implicância".

Paulo Ygor Dias, auxiliar de comissário na Stock Car, também disse que a conversa tinha "tom de brincadeira". Para ele, o trabalho dos comissários é baseado em regulamentos técnicos e é acompanhado pelas equipes.

Afirmou ainda que Cacá Bueno já teve problemas "com itens em desacordo com regulamentos" em outras categorias. Disse que alguns pilotos ficam questionando todo o tempo, inclusive sobre outros carros. "Assim como ele [Cacá Bueno] xingou a gente [de imbecis], eu posso achar que ele é chato."

Existem dois tipos de comissários, os desportivos e os técnicos. Os desportivos são os que têm a responsabilidade de aplicar sanções e o fazem baseados também em relatórios preparados pelos comissários técnicos.

STOCK CAR SOB SUSPEITA - Mensagens de comissários em grupo de Whatsapp indicam que pilotos teriam sido prejudicados


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