Folha de S. Paulo


CBF quer elite e ex-juízes em testes de vídeo no Campeonato Brasileiro

Ricardo Nogueira - 16.nov.2011/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 16-11-2011, 22h00, ESPORTE: CAMPEONATO BRASILEIRO 2011 - PALMEIRAS X VASCO - Leandro Vuaden durante partida disputada no estadio do Pacaembu, zona oeste da capital paulista. (Foto: Ricardo Nogueira/Folhapress)***exclusivo folha***
O árbitro Leandro Vuaden, que deve passar por treinamentos nos próximos meses

A Comissão de Arbitragem da CBF já tem em mente dois perfis profissionais para os testes com auxílio de vídeo aos juízes que devem ser efetuados a partir de agosto no Campeonato Brasileiro.

Os mais bem cotados árbitros do país e também outros que já se aposentaram devem passar por treinamentos nos próximos meses para participar dos experimentos.

A Folha teve acesso a uma lista da Comissão de Arbitragem com 27 nomes que serão convocados para treinamentos preparatórios. Entre eles, estão os principais árbitros nas últimas temporadas.

Nomes conhecidos como Anderson Daronco (eleito melhor árbitro do último Brasileiro), Leandro Vuaden, Heber Roberto Lopes, Sandro Meira Ricci, Luiz Flávio de Oliveira, Raphael Claus, Ricardo Marques Ribeiro, Marcelo de Lima Henrique e Pericles Bassols constam da relação.

Inicialmente, a CBF planeja capacitar 45 profissionais para atuarem na função. Ela gostaria de ocupar boa parte do restante das vagas com ex-árbitros mas, para isso, precisa da aprovação da Fifa, que já foi informada da ideia.

Em 8 de abril, representantes brasileiros se encontrarão com a direção do Ifab (International Football Association Board, entidade que define as regras do futebol) para receber o protocolo dos testes, que unificará o procedimento entre as federações internacionais, e então saberá se poderá contar com árbitros aposentados como auxiliares de vídeo.

Diante da indefinição quanto à posição do Ifab, os nomes dos árbitros aposentados ainda não foram definidos.

"Não podemos tirar os melhores de campo com frequência, porque precisamos deles no gramado, e daí surge a intenção de utilizarmos árbitros aposentados, até porque para ser árbitro de vídeo não precisa correr. Se não tivermos ex-árbitros, não dará certo", diz Manoel Serapião Filho, ex-árbitro, diretor da Escola Nacional de Arbitragem da CBF e representante brasileiro no Ifab.

"Nossa prioridade é ter os melhores árbitros em campo. Mas, para esse momento de testes com vídeo, buscamos um perfil experiente, determinado, que conheça bem o regulamento, que não iniba e não se sinta inibido", afirma.

"Buscamos um perfil tranquilo, menos agitado, com a ajuda da psicóloga e com base no histórico como quartos árbitros", afirma Sérgio Corrêa, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, ressaltando a preferência por profissionais pertencentes ao quadro da Fifa e na categoria mais alta do ranking da CBF.

Serapião e Corrêa explicam que treinamentos nos próximos meses resolveriam qualquer desatualização com relação aos regulamentos por parte dos ex-árbitros.

Leandro Vuaden, que será chamado para o treinamento, encara com naturalidade.

"Não vejo tanta dificuldade. No fim de semana, por exemplo, não trabalhei, vi jogos pela TV e não vi como torcedor, mas como árbitro. Claro que precisamos treinar, para entendermos como serão as intervenções", argumenta.

TESTES

Na proposta da Fifa, um assistente de vídeo terá acesso à imagem e poderá ser acionado pelo árbitro principal.

A imagem poderá ser usada para validar ou não gol [impedimento, mão na bola]; em casos de dúvidas em marcação de pênalti; para analisar a aplicação de cartões vermelhos; e para evitar eventual expulsão de atleta errado.

Novas regras


Endereço da página:

Links no texto: