Folha de S. Paulo


Diretor de Indian Wells renuncia após declarações sexistas

Robyn Beck/AFP
Raymond Moore (esq.) entrega o troféu de vice-campeã de Indian Wells para Serena Williams
Raymond Moore (esq.) entrega o troféu de vice-campeã de Indian Wells para Serena Williams

O diretor do torneio de tênis de Indian Wells, um dos principais do circuito mundial, Raymond Moore, renunciou ao cargo após receber muitas críticas por ter afirmado que as mulheres tenistas "se penduram nas abas dos homens".

Moore, um ex-tenista sul-africano de 69 anos, ainda afirmou que se "fosse uma jogadora, iria agradecer de joelho a Deus por Roger Federer e Rafa Nadal terem nascidos, porque eles carregam o esporte".

Ele ainda chegou a pedir desculpas antes de renunciar ao cargo por seus comentários "extremamente equivocados e de mau gosto" sobre a WTA, a associação de tenistas mulheres.

A renúncia de Moore foi anunciada pelo proprietário do torneio, Larry Ellison. "Ray me informou que decidiu renunciar aos cargos de principal diretor executivo e diretor do torneio com efeito imediato", afirmou.

Logo após a declaração de Moore, a líder do ranking mundial Serena Williams e a ex-tenista Martina Navratilova criticaram o até então diretor por seus comentários.

"Obviamente, eu não acho que mulher alguma deva agradecer de joelhos a ninguém", disse Serena, vice-campeã da competição neste ano. "E se eu pudesse dizer quantas pessoas me dizem que não assistem tênis e que só assistem a mim e à minha irmã [Venus]. Eu não poderia levantar em questão esses números", complementou.

Já a ex-tenista Martina Navratilova sugeriu um boicote ao torneio caso Moore permanecesse no cargo. Ex-número um do mundo, Navratilova foi bicampeã da competição.


Endereço da página:

Links no texto: