Folha de S. Paulo


Com Pizzonia, atual campeão Marcos Gomes vence 1ª prova da Stock Car

Fabio Davini/VICAR
Pizzonia e Marcos Gomes comemoram vitória na abertura da temporada
Pizzonia e Marcos Gomes comemoram vitória na abertura da temporada

O atual campeão Marcos Gomes, da Voxx Racing Team, largou com vitória na temporada 2016 da Stock Car. Neste domingo (6), ele venceu a corrida de duplas em Curitiba ao lado de Antonio Pizzonia.

Allam Khodair e o português António Félix da Costa, da Full Time Sports, ficaram em segundo, e Ricardo Mauricio/Guilherme Salas, da Eurofarma RC, em terceiro.

A prova de duplas vale menos pontos que as demais (seis contra 30 ao vencedor) e premia os seis melhores colocados. A corrida marcou a provável despedida do autódromo de Curitiba da categoria.

"O fim de semana foi difícil, eu estava gripado, fui mal ontem no treino. Dormi chateado, nervoso comigo mesmo, e hoje conseguimos dar a volta por cima. Fiz um excelente início de corrida e depois passei o carro para o cara [Pizzonia], que fez um trabalho excepcional", afirmou Marcos Gomes.

Foi a primeira prova da Stock Car após a Folha ter revelado mensagens trocadas por comissários, onde eles insinuam ter prejudicado pilotos em outros anos.

A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), entidade à qual estão subordinados os fiscais, determinou a instalação de uma comissão de inquérito, presidida pelo piloto Felipe Giaffone, para investigar o caso.

A CORRIDA

O início de prova foi marcado pela perseguição de Thiago Camilo ao líder Ricardo Maurício, que largou na ponta, mas sem sucesso.

Pouco antes da metade da prova começaram as trocas de pilotos. No momento do reabastecimento, os titulares foram substituídos pelos seus convidados, que tiveram a missão de levar o carro até a bandeirada.

Após as trocas, Lucas di Grassi, substituto de Camilo, caiu para quarto. Guilherme Salas, que entrou no lugar de Ricardo Maurício, permaneceu na ponta, com Pizzonia em segundo e Félix da Costa em terceiro.

Faltando cerca de 20 minutos para o fim da corrida, Pizzonia ultrapassou Salas e assumiu a primeira colocação. Em seguida, Félix da Costa fez o mesmo, chegando ao segundo lugar.

Mesmo com brigas pelas posições, os três primeiros lugares terminaram a prova nas mesmas posições.

Ao comentar a ultrapassagem sobre Salas, Félix da Costa recorreu ao futebol para explicar o "drible". "Sou português, como o Cristiano Ronaldo. Fingi que ia para fora e bem no final voltei para dentro", brincou.

Mesmo com brigas pelas posições, os três primeiros lugares seguiram inalterados até o fim da prova.

Rubinho/Augusto Farfus, que largaram em segundo, abandonaram no fim, quando estavam em quarto, após Farfus sofrer punição.

Comandado por Ricardo Sperafico, o carro de Cacá Bueno perdeu o capô, e eles abandonaram.


Endereço da página:

Links no texto: