Folha de S. Paulo


Cacá Bueno diz que confederação 'empurra' investigação para pilotos

Duda Bairros - 14.mai.2014/Vicar
O piloto Cacá Bueno, da Stock Car
O piloto Cacá Bueno, da Stock Car

O piloto Cacá Bueno reagiu à decisão da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) de chamar um piloto para presidir a comissão de inquérito criada para apurar eventuais irregularidades de comissários da Stock Car.

Na segunda (29/02), a Folha revelou troca de mensagens entre oficiais de pista que falam de punição antes de prova e interferência em campeonatos.

Para ele, o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, fez uma "manobra política e muito inteligente empurrando a responsabilidade para quem não a tem de direito."

O piloto Felipe Giaffone, presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Automobilismo, disse que a associação é nova –foi criada no fim do ano passado— e que foi pega de surpresa com a indicação da CBA.

"Não estávamos preparados no momento para correr atrás de um problema desses a essa altura", disse Giaffone.

Márcia Ribeiro - 11.ago.2013/Folhapress
RIBEIRAO PRETO, SP, BRASIL, 11-08-2013, 10h: Corrida de Stock Car em Ribeirão Preto. (Foto: Márcia Ribeiro/ Folhapress, REGIONAIS)
Carros da Stock Car alinhados no grid para prova em Ribeirão Preto

Para Bueno, a responsabilidade é da CBA. "Assumir uma investigação sem acesso às contas bancárias da CBA e de seus funcionários, sem as trocas de e-mail, sem as contas telefônicas e conteúdo de suas mensagens, assim como as comunicações destes com organizadores de eventos, diretores e presidentes da entidade em 30 dias? Não temos essa autoridade, competência e nem essa autonomia", afirmou à Folha.

Na conversa, Cacá Bueno é citado várias vezes. Em um momento o auxiliar Paulo Ygor Dias fala em "desclassificar ele por alguma coisa na próxima etapa". Em outro momento, o comissário Clóvis Matsumoto afirma: "Na minha época o Cacá foi 3 vezes vice pq eu não estava a fim de deixar ele ser campeão!"Os dois dizem que a conversa era em tom de brincadeira.

Bueno considera que a "confissão de armação de resultados —que foi o que houve— somada a um planejamento de armação futura, já é mais que uma prova, é crime. É o suficiente para banir estes indivíduos do esporte. Ou alguém confia nos julgamentos futuros deles? Será que o próximo punido por eles não questionará a sua lisura?"

Para ele, a investigação não é mais sobre os oficiais, mas sim sobre quem mais está envolvido. "Até onde agiram sozinhos ou a mando de quem? E outras tantas questões relevantes ao caso."

O piloto afirmou que essa é sua posição pessoal e que não sabe qual será a posição da associação de pilotos, mas que dará seu apoio.

A CBA informou que a comissão será instalada no próximo sábado (5), no Autódromo Internacional de Curitiba, durante a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car 2016.

STOCK CAR SOB SUSPEITA - Mensagens de comissários em grupo de Whatsapp indicam que pilotos teriam sido prejudicados

Colaborou RENAN MARRA, de São Paulo


Endereço da página:

Links no texto: