Folha de S. Paulo


Corinthians encara seu 'espelho' colombiano pela Libertadores

Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians - Juan Karita/Associated Press
durante o treino esta tarde no CT Joaquim Grava, zona leste da cidade. O proximo jogo sera dia 31/01 contra o XV de Piracicaba/SP, na Arena Corinthians, abertura do Campeonato Paulista 2016. Juiz: - Sao Paulo / SP - Brasil - 26/01/2016. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians ***** TITE ****** ORG XMIT: Treino do Corinthians ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM*** ----//----- Colombia's Independiente Santa Fe coach Gerardo Pelusso points from the sideline during the match against Bolivia's Oriente Petrolero, during a Copa Libertadores soccer match in Santa Cruz, Bolivia, Thursday, Feb. 4, 2016. (AP Photo/Juan Karita) ORG XMIT: XJK113
Os técnicos Tite, do Corinthians (à esq.), e Gerardo Pelusso, do Santa Fe

Organização e competitividade são as duas principais características do colombiano Santa Fe que o Corinthians terá de superar na noite desta quarta-feira (2).

O jogo, em Itaquera, às 21h45, é válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

Com conceitos semelhantes aos de Tite, o técnico Gerardo Pelusso comanda seu time na tentativa de ser mais uma vez surpresa –venceu a Sul-Americana em 2015.

Se não usam o mesmo sistema, os dois treinadores têm a mesma preocupação: manter o máximo possível de posse de bola, jogando com ela no chão até achar espaços para assistências e finalizações.

O Santa Fe usa uma espécie de 4-4-1-1, duas linhas de quatro, com um atacante mais centralizado e posicionado mais à frente.

Já o Corinthians mantém seu 4-1-4-1, contando com a infiltração constante de Giovanni Augusto pelo meio, desempenhando a função antes exercida por Jadson.

Carregam ainda outra semelhança: valorizam mais a disciplina tática do que estrelas dentro de campo.

O maior ídolo dos colombianos é o atacante Omar Pérez, que está machucado desde o ano passado. Entre os atletas do Corinthians, os torcedores se dividem entre Elias e Cássio, mas certamente escolheriam Tite como a figura principal.

"É necessária uma grande equipe, não grandes nomes", disse o técnico dos colombianos em entrevista recente.

Enquanto Tite levou o Corinthians ao hexacampeonato brasileiro, Pelusso conquistou o primeiro título da Sul-Americana para um time colombiano em cima do argentino Huracán.

VIGOR

Além da organização dentro de campo, a comissão técnica na equipe alvinegra ainda vê outra qualidade perigosa nos adversários: a competitividade, o que torna o time especialmente vigoroso.

Ainda que tenha como proposta atuar com bola no pé, com paciência para criar oportunidades, o time colombiano soube no ano passado, especialmente durante a Sul-Americana, também ter vantagem sem ela.

Tentando superar seu próprio "espelho", o Corinthians busca manter seu 100% de aproveitamento.

Os paulistas são os únicos do Grupo 8 que terminaram a primeira rodada com vitória, garantindo três pontos.

Neste momento, o Cerro Porteño, do Paraguai, é o líder da chave, com quatro pontos, mas já entrou em campo para a segunda rodada, quando ganhou do chileno Cobresal na semana passada, por 2 a 1.

*

CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Felipe, Yago e Uendel; Bruno Henrique; Giovanni Augusto, Rodriguinho, Guilherme e Lucca; André. Técnico: Tite

SANTA FE
Zapata; Otálvaro, Mina, Tesillo e Balanta; Roa, Perlaza, Gordillo e Seijas; Gómez; Ibargüen. Técnico: Gerardo Pelusso

Estádio: Arena Corinthians
Árbitro: Mauro Vigliano (ARG)
TV: 21h45, Globo, SporTV e Fox Sports


Endereço da página:

Links no texto: