Folha de S. Paulo


Venus Williams explica fim de boicote de 15 anos a torneio por racismo

Han Yan - 06.jul.2015/Xinhua
(150706) -- LONDRES, julio 6, 2015 (Xinhua) -- La tenista estadounidense Serena Williams (i) y su hermana Venus Williams (d), se abrazan al término del partido individual femenil de la cuarta ronda del torneo de tenis de Wimbledon, en Wimbledon, en el suroeste de Londres, Reino Unido, el 6 de julio de 2015. (Xinhua/Han Yan) (jp) (ah)
Venus Williams (à esq.) abraça a irmã, Serena, após partida em Wimbledon-2015

Após 15 anos longe do Masters 1.000 de Indian Wells, a tenista norte-americana Venus Williams, 35, voltará a participar do torneio, que começa no dia 7 de março, na Califórnia.

O afastamento se deu por conta de uma polêmica em 2001, quando, lesionada, ela desistiu de disputar a semifinal contra sua irmã, Serena, 34. Na decisão da atual líder do ranking mundial contra a belga Kim Clijsters, as irmãs Williams relataram ter sofrido insultos racistas.

Nesta terça-feira (1º), Venus publicou um texto no site "The Players Tribune", onde explica que o retorno de Serena ao torneio, no ano passado, motivou a sua decisão.

Ela relembra vários momentos do relacionamento entre as duas e da responsabilidade que sempre sentiu por ser a irmã mais velha.

"Eu lembro de ter deixado Indian Wells em 2001 me sentindo como se eu não fosse bem-vinda lá. Não se sentir bem-vinda em qualquer lugar é uma memória difícil de ir embora - em qualquer idade. Aos 20? É quase impossível. E foi isso que eu fiz. Mas daí eu vi Serena. E foi naquele momento, vendo Serena recebida de braços abertos no ano passado em Indian Wells, que eu acho que percebi verdadeiramente o que significa ser a irmã mais velha. Isso significa que, por todas as coisas que fiz primeiro, e todas as vezes em que pavimentei o caminho para Serena, a coisa que eu posso ter mais orgulho é deste momento. Quando Serena pavimentou o caminho para mim", escreveu.

Em outro trecho do texto, Venus diz que, quando Serena decidiu retornar ao torneio, a irmã mais nova estava lendo muito sobre Nelson Mandela e pensando sobre os princípios do sul-africano e sobre perdão.

"Então não me surpreendeu de todo quando, logo depois, ela trouxe a ideia de que poderia ser uma oportunidade única para ela em Indian Wells —não apenas aprender com as experiências do Sr. Mandela, mas aplicar o que tinha aprendido", explicou Venus.

No ano passado, Serena chegou à semifinal do torneio, mas, lesionada, desistiu de disputar a partida.


Endereço da página: