Folha de S. Paulo


Após oito jogos, Palmeiras tem pior início de temporada em 15 anos

Oito jogos, duas vitórias, quatro empates e duas derrotas. Com esses números, o Palmeiras tem o pior início de temporada em 15 anos. Foram apenas 10 pontos conquistados, incluindo Campeonato Paulista e Libertadores da América, e 41,6% de aproveitamento.

O time de 2016 só não conseguiu ser pior no século 21 que a equipe de 2001, que era dirigida por Marco Aurélio Moreira e chegou nos primeiros oito jogos do ano com oito pontos ganhos. Menos de um mês depois, o técnico foi demitido e deu lugar a Celso Roth.

Mesmo com a mudança, o time alviverde não faturou nenhum troféu na temporada. No ano seguinte, foi rebaixado no Campeonato Brasileiro.

Apesar de encerrar 2015 com o título da Copa do Brasil, o treinador atual Marcelo Oliveira está sendo muito contestado pela torcida e vive sob pressão por melhores resultados. Com um elenco recheado de jogadores qualificados, assim como em 2001, o clube tem uma expectativa por conquistas no ano, ainda mais com a disputa da Libertadores.

Palmeiras - Oito primeiros jogos

No entanto, sem organização tática e abuso nas ligações diretas entre zaga e ataque, o time não dá indícios de que a sequencia do trabalho será animadora. No domingo (29), o Palmeiras foi derrotado dentro do Allianz Parque pela Ferroviária e segue sem vencer em casa no ano.

A vitória mais convincente até agora foi contra o XV de Piracicaba, quando o time alviverde bateu a equipe do interior por 4 a 1. A queda de rendimento no jogo de domingo foi evidente em relação ao anterior. Nem mesmo o treinador consegue explicar a irregularidade.

"Contra o XV fomos bem, marcamos bem, fizemos jogadas de triangulação. Não tenho como explicar a queda da equipe", disse Marcelo Oliveira após a derrota por 2 a 1 para a Ferroviária.

Apesar do mau início, no último título do time no Campeonato Paulista, em 2008, o aproveitamento foi quase o mesmo. Naquela ocasião, a equipe dirigida por Vanderlei Luxemburgo somou 11 pontos nos primeiros oito jogos, mas levantou o troféu ao fim do torneio.

Para recuperar a confiança, o Palmeiras volta a campo na próxima quinta-feira quando enfrenta o Rosario Central pela Libertadores. Com um ponto conquistado, o time paulista tenta chegar à liderança do Grupo 2 do torneio intercontinental, que ainda conta com River Plate-URU e Nacional-URU.


Endereço da página:

Links no texto: