Folha de S. Paulo


São Paulo sai atrás, mas Calleri garante empate com o César Vallejo

Com um lance polêmico de gol não validado pela arbitragem logo no começo do jogo, o São Paulo arrancou o empate por 1 a 1 contra o Universidad César Vallejo, na noite desta quarta-feira (3), no Peru, pelo jogo de ida da primeira fase da Libertadores.

Na jogada, o são-paulino Alan Kardec ganhou da defesa e cabeceou. A bola bateu no travessão e pareceu ter entrado, mas a arbitragem mandou o jogo continuar e gerou muita reclamação.

Mesmo depois de sofrer um gol ainda no primeiro tempo, o time do Morumbi buscou a igualdade com o argentino Calleri, que fez a sua estreia com a camisa são-paulina ao entrar em campo no segundo tempo.

Com o resultado e o gol fora de casa, o São Paulo poderá até empatar por 0 a 0 no jogo de volta que conseguirá a classificação para a fase de grupos. Um novo empate por 1 a 1 levará a decisão para as cobranças de pênaltis. Já a equipe do Peru precisa vencer ou conseguir, no mínimo, o placar de 2 a 2 para continuar no torneio.

A segunda partida entre as equipes será na próxima quarta (10), no Pacaembu, já que o gramado do Morumbi está passando por uma reforma.

Quem avançar fará parte da Chave 1 da fase de grupos da competição, que ainda terá a presença do River Plate, da Argentina, além do boliviano The Strongest e do venezuelano Trujillanos.

O JOGO

O técnico argentino Edgardo Bauza repetiu o mesmo time da estreia do Campeonato Paulista. A equipe conseguiu dominar totalmente o primeiro tempo, apesar da derrota parcial por 1 a 0.

Postado no 4-2-3-1, o São Paulo controlou o jogo com muito mais posse de bola e presença ofensiva. Pelos lados, com os laterais Bruno e Mena, construiu as melhores jogadas e cruzamentos para a grande área adversária. No melhor deles, logo aos 10min, a arbitragem mandou o jogo continuar após a polêmica cabeçada de Alan Kardec.

Depois do lance, o time brasileiro permaneceu no campo de ataque. Logo em seguida, Ganso acertou o travessão do César Vallejo, e Centurión desperdiçou boa chance de cabeça minutos depois.

Porém, em um ataque até então isolado da equipe da casa, os são-paulinos sofreram o gol. Aos 18min, Alejandro Hohberg recebeu passe pelo lado esquerdo do ataque do César Vallejo e acertou um forte chute no ângulo do goleiro Denis.

O São Paulo, no entanto, não aparentou ter sentido o golpe. O time continuou melhor em campo e em busca do empate. Em contrapartida, deixou alguns espaços para contra-ataques dos peruanos e, por pouco, não foi vazado novamente antes do intervalo em chute de Chavez, aos 34min.

No segundo tempo, o jogo teve o mesmo cenário da etapa inicial: São Paulo com mais posse de bola e presença ofensiva, enquanto o César Vallejo, recuado, esperava os contra-ataques.

Bauza, então, promoveu a entrada do atacante Calleri no lugar de Alan Kardec. Praticamente na sua primeira chance, o argentino não desperdiçou. Aos 20min, ele se aproveitou de falha do zagueiro Cardoza e, com um toque que encobriu o goleiro, empatou o jogo para o São Paulo.

Nos minutos finais, a equipe tricolor continuou melhor em campo e buscou a virada, mas esbarrou na retranca peruana e não conseguiu a vitória.


Endereço da página:

Links no texto: