Folha de S. Paulo


Defesa do Palmeiras busca quarto jogo seguido sem tomar gols

Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação
SÃO PAULO, SP - 03.02.2016: TREINO DO PALMEIRAS - O goleiro Fernando Prass, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol, no bairro da Barra Funda. (Foto: Cesar Greco / Fotoarena)
O goleiro Fernando Prass durante treino do Palmeiras

Nesta quinta (4), no Pacaembu, o Palmeiras fará a primeira exibição diante de sua torcida na temporada, contra o São Bento, pela segunda rodada do Paulista.

É a oportunidade para replicar uma marca que o clube não atinge desde meados desde 2015: quatro partidas consecutivas sem sofrer gols.

A defesa do Palmeiras não é vazada há três rodadas. Passou ilesa nos amistosos contra Libertad (do Paraguai, 2 a 0) e o Nacional (do Uruguai, 0 a 0). E ainda na estreia no Paulista, contra o Botafogo (de Ribeirão Preto, 2 a 0).

Caso o bom desempenho dos zagueiros se reafirme contra o São Bento, a equipe alviverde repetirá feito de junho e julho de 2015, quando superou São Paulo, Chapecoense, Ponte Preta e Avaí pelo Brasileiro sem prejuízos à meta de Fernando Prass, que só seria vencido em 12 de julho, contra o Sport.

No segundo semestre, a zaga do Palmeiras tornou-se o ponto fraco da equipe em suas campanhas no Brasileiro e na Copa do Brasil. Nos últimos 19 jogos da temporada, o time sofreu gols em todos.

O segundo jogo da final da Copa do Brasil, contra o Santos, foi exemplar. Com dois gols à frente no placar, no Allianz Parque, o time tinha vantagem que lhe dava o título. Não conseguiu segurar Ricardo Oliveira, que marcou aos 41 do segundo tempo. O time da casa teve que se consagrar nos pênaltis.

Em 2016, um dos protagonistas surpreendentes da segurança defensiva tem sido o zagueiro Leandro Almeida.

Contratado junto ao Coritiba em junho da última temporada, ele teve atuações irregulares, como o próprio técnico Marcelo Oliveira reconheceu em entrevistas, e começou a ser um dos atletas mais vaiados pela torcida.

Como o clube decidiu poupar seu melhor zagueiro, Vitor Hugo, nos primeiros jogos da temporada, e Edu Dracena teve lesão muscular (deve voltar em até duas semanas), Almeida, 28, participou dos três jogos do Palmeiras.

Na vitória contra o Botafogo (SP), ele deu 17 rebatidas, tendo sido o líder do time no fundamento. Seu companheiro na defesa, Vitor Hugo, deu oito, segundo dados do site Footstats.net.

Em entrevista nesta quarta (3), Marcelo Oliveira disse que Egídio e Jean serão titulares nos lugares de Zé Roberto e Arouca, que serão poupados devido ao nível de cansaço que apresentaram.

No ataque, Lucas Barrios está recuperado de inflamação lombar e pode fazer sua primeira partida no ano.

Time mandante, o Palmeiras disputará a partida no Pacaembu por conta da reforma no gramado de seu estádio, o Allianz Parque.

OS JOGOS SEM GOLS

Libertad (2 a 0)

Em estreia na Copa Antel, no Uruguai, o Palmeiras bateu o time paraguaio com bom desempenho de meias e atacantes. A despeito de falha pontual, Leandro Almeida fez dupla segura com Dracena

Nacional (0 a 0)

Na final da Copa Antel, os meias apareceram pouco, e os zagueiros foram mais exigidos. Edu Dracena cometeu erro de desatenção, e Leandro Almeida foi consistente no jogo aéreo

Botafogo (2 a 0)

Na estreia da equipe no Paulista, contra o Botafogo, Fernando Prass fez boas defesas, Vitor Hugo mostrou a mesma velocidade de 2015 e Almeida foi líder de rebatidas

*

PALMEIRAS

Prass; Lucas, L. Almeida, V. Hugo e Egídio; T. Santos, Jean e Robinho; Dudu, Gabriel Jesus e Barrios.

Técnico: Marcelo Oliveira

SÃO BENTO

Henal; R. Souza, Pitty, J. Paulo e M. Cordeiro; F. Bahia, Éder, Clébson e Morais; Rodriguinho e Rossi.

Técnico: P. R. Santos

Estádio: Pacaembu (SP)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
TV: 21h, SporTV


Endereço da página:

Links no texto: