Folha de S. Paulo


Uso de vídeo e 4ª substituição serão discutidos por órgão ligado à Fifa

Nesta terça-feira (2), a International Football Association Board (Ifab), entidade que regulamenta as leis do futebol, publicou a agenda de sua 130ª Reunião Anual, na qual tratará de possíveis alterações relevantes nas regras do esporte. O encontro será realizado a partir de março, em Cardiff, no País de Gales.

O tópico mais controverso a ser discutido é o uso de vídeo para auxiliar árbitros em suas decisões. Na Reunião de Negócios do Ifab, em janeiro, os diretores do órgão recomendaram fortemente que os testes com auxílio de vídeo à arbitragem sejam aprovados na Reunião Anual Geral.

A Folha adiantou que os primeiros testes da tecnologia podem ser feitos na Série A do Brasileiro de 2016. Nenhuma das tecnologias será aprovada para início imediato.

"O Ifab prefere que os testes sejam feitos em torneios de menor repercussão, para não alimentar a expectativa pública. Mas nesse caso, em que dependemos de imagens de televisão, talvez tenhamos que fazer nas ligas superiores. No caso do Brasil, o cronograma é favorável, então, é possível", disse à reportagem Lukas Brud, secretário-geral do Ifab.

Rivaldo Gomes/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 8-11-2015 - CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL SERIE A - 17:37:31 - O Palmeiras joga, no Allianz Parque, na zona oeste, partida valida pela trigesima quarta rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol Serie A, contra o Vasco da Gama. O juis Anderson Daronco durante om primeiro tempo. Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress, VENCER) ***EXCLUSIVO AGORA *** EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE *** UOL E FOLHA.COM CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA *** FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA AGORA *** FONES 3224 2169 * 3224 3342 ***
Anderson Daronco com o ponto eletrônico por meio do qual se comunica com a equipe de arbitragem

Além disso, também serão discutidos na Reunião Anual a possibilidade de um "cartão branco", que retiraria o jogador por alguns minutos durante o jogo (e que, segundo Brud, teria uso didático em ligas infantis e amadora); a quarta substituição, a ser disponibilizada em prorrogações; e o fim da associação entre pênalti, cartão vermelho e suspensão para o último jogador da defesa que comete falta.

No caso do uso de vídeo, de acordo com Brud, os detalhes do novo sistema serão discutidos logo após a Reunião Anual, caso a iniciativa seja aprovada.

Para ele, os testes devem acontecer pelo menos até março de 2018, quando então seria discutida a aprovação definitiva ou não da tecnologia.


Endereço da página:

Links no texto: