Folha de S. Paulo


Super Bowl atrai legião de fãs para os bares de São Paulo

Joel Ryan/Associated Press
SAO PAULO,SP BRASIL- 24-01-2016 : Torcedores acompanham final do Super Bowl, americano. no bar Hooters, da vila Olimpia, em Sao Paulo. O interesse pelo futebol americano no Brasil é cada vez maior e muitos bares vão mostrar o Super Bowl, a grande final da NFL. ( Foto: Joel Silva/ Folhapress ) ***ESPORTE *** ( ***EXCLUSIVO FOLHA***)
Torcedores assistem a partida de futebol americano no Hooters, na Vila Olímpia

A noite paulistana tem espaço para todos os gostos. Das pizzarias às hamburguerias. Dos barzinhos às baladas. Dos shows às peças de teatro. E, nos últimos anos, um novo evento entrou no circuito de opções para aqueles que gostam de esporte: o Super Bowl, a grande final da NFL (liga de futebol americanos dos Estados Unidos).

Trata-se do evento esportivo mais valioso do mundo. O valor da marca, segundo a Forbes, é de US$ 580 milhões (R$ 2,4 bilhões), à frente até mesmo dos Jogos Olímpicos (US$ 348 milhões) e da Copa do Mundo (US$ 229 milhões).

No próximo domingo (7), Denver Broncos e Carolina Panthers entram em campo em Santa Clara, na Califórnia, para decidir o título da NFL.

O Levi's Stadium, onde acontece a partida, pode até estar longe de São Paulo (mais de dez mil quilômetros), mas a festa promete ser grande por aqui também.

Muitos pubs, bares e restaurantes vão se mobilizar para mostrar a partida, porque o futebol americano, apesar de não ser tão popular no Brasil quanto nos EUA, já tem dado retorno por aqui.

O Hooters (cadeia de restaurantes de origem americana), por exemplo, vai fechar duas de suas três lojas em São Paulo só para quem quer assistir ao jogo, como já fez no ano passado.

E o faturamento no dia da partida é 25% maior se comparado a um domingo sem uma ocasião especial.

"É um evento esperado pelos nossos clientes o ano todo. O futebol americano é, hoje, um dos esportes mais assistidos dentro do Hooters", diz Alessandro Santoro, um dos sócios.

No pub O'Malley's, localizado no Jardim Paulista, o Super Bowl atrai o mesmo número de fãs de uma final de Liga dos Campeões, o campeonato de futebol mais importante da Europa.

A casa atinge sua lotação máxima (450 pessoas) nesses dois dias de jogos.

"Quando tem essas partidas a gente nem traz banda para tocar", afirma Anderson Gonzalez, gerente do pub.

A rede de restaurantes Applebee's, que assim como o Hooters é de origem americana, espera receber mais de dez mil pessoas em suas 12 lojas no Brasil no domingo.

Sem lugar nas mesas, muitos acabam assistindo ao jogo em pé ou sentado no chão.

"A NBA e a NFL são mais significativos do que beisebol e hóquei, por exemplo, outros dois esportes típicos dos EUA. Mas a NFL é o expoente máximo. Traz um envolvimento maior do cliente", diz Oswaldo Martins Netto, franqueado do Applebee's.

Até mesmo quem não tem ligação nenhuma com os Estados Unidos já sente o impacto que o Super Bowl tem, como é o caso do bar Devassa, que fica na Bela Cintra.

A casa exibiu o evento pela primeira vez no ano passado. Para o gerente do bar, Antônio Farias Martins, o sucesso foi maior do que em muitos jogos no "nosso futebol".

"Fizemos um post no Facebook sobre o Super Bowl que fez o maior sucesso. Deu mais de mil curtidas. No nosso futebol não tem isso. Nem a seleção empolga tanto quanto o futebol americano", afirma.

Os números do esporte mais popular dos Estados Unidos são, de fato, cada vez melhores no Brasil.

Segundo pesquisa do Ibope Repucom, o país possui hoje mais de 27 milhões de pessoas com interesse por futebol americano. É o segundo maior mercado fora dos Estados Unidos –fica atrás apenas do México.

AUDIÊNCIA

A última edição do Super Bowl registrou um aumento de 80% na audiência da ESPN em relação a 2014. Mais de 500 mil pessoas passaram pelo canal para assistir à vitória do New England Patriots sobre o Seattle Seahawks.

"O futebol americano vem crescendo em ritmo acelerado. O resultado demorou para vir nos primeiros anos, mas a coisa pegou e se transformou em um verdadeiro fenômeno", afirma German Hartenstein, diretor-geral da ESPN no Brasil, que transmite a NFL para o país ao lado do Esporte Interativo.

A ESPN teve um crescimento de 700% nas receitas com anunciantes em relação a 2011/12.

Com o sucesso, o Super Bowl foi parar no cinema. Mais de 70 salas (sendo 11 na capital paulista) vão transmitir a partida.

Com tantas opções perto de casa, não dá para se sentir tão distante assim de Santa Clara.

ONDE ASSISTIR AO SUPER BOWL
Veja locais em São Paulo:

Applebee's
Horário: a partir das 12h
Entrada: gratuita
Endereços: www.applebees.com.br

Hooters
Horário: a partir das 19h
Entrada: R$ 90 até sábado (6); R$ 120 no domingo (7)
Endereços: Rua Gomes de Carvalho, n. 1.575, Vila Olímpia, e alameda Joaquim Eugênio de Lima, n. 612, Jardins

Cinemas(mais de 70 no país todo)
Horário: a partir das 21h
Entrada: R$ 60 (inteira)
Endereço: www.cinelive.com.br

O'Malley's
Horário: a partir das 20h
Entrada: R$ 15 (mulheres) e R$ 30 (homens)
Endereço: Alameda Itú, n.1.529, Jardins

Willi Willie Bar e Arqueria
Horário: a partir das 18h
Entrada: R$ 15
Endereço: Alameda dos Pamaris, n. 30, Moema

Devassa Bela Cintra
Horário: a partir das 12h
Entrada: gratuita
Endereço: Rua Bela Cintra, 1.579, Jardins


Endereço da página:

Links no texto: