Folha de S. Paulo


Kerber surpreende Serena Williams e conquista o Aberto da Austrália

Angelique Kerber, 28, surpreendeu a favorita Serena Williams, 34, e conquistou o Aberto da Austrália na manhã deste sábado (30, noite em Melbourne).

A tenista alemã venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/4, em duas horas e oito minutos de partida.

Kerber é a sexta melhor tenista no ranking da WTA (Associação do Tênis Feminino) e nunca havia chegado a uma final em torneios do Grand Slam.

"Fiquei arrepiada. Minha vida inteira eu trabalhei duro para dizer 'eu sou uma campeã de Grand Slam', é louco", disse a vencedora.

Serena, a líder do ranking, poderia ter alcançado o seu 22º título dos quatro principais campeonatos do tênis e igualado a alemã Steffi Graf, maior vencedora da era profissional do esporte. Coincidentemente, a ex-tenista participou de alguns treinamentos de Kerber no ano passado.

Derrotada, a melhor tenista do mundo atravessou a quadra para abraçar a adversária. Em seu discurso, parabenizou e aplaudiu a campeã. "Você foi a melhor jogadora do torneio. Eu realmente espero que você aproveite este momento, você merece", afirmou.

Kerber devolveu as palavras: "Serena, você é uma inspiração para muitas pessoas, uma pessoa incrível. Parabéns por tudo o que você já fez".

Pelo histórico de oito títulos de Grand Slam nos últimos quatro anos –três em 2015– e seis no Aberto da Austrália, Serena era considerada favorita. Kerber, porém, conseguiu colocar em prática seu melhor tênis, ao contrário da americana, que foi mais agressiva e cometeu muitos erros.

A alemã, que chegou a salvar um match-point contra na primeira rodada do torneio, se movimentou bem em quadra na final, neutralizando os ataques da adversária na defesa e devolvendo bem os saques.

Kerber

O JOGO

Kerber começou a partida mostrando que a noite não seria fácil para Serena. Ela quebrou o saque da americana logo no terceiro game. A tenista número 1 do mundo devolveu a quebra, mas a alemã conseguiu mais uma vantagem no serviço da adversária e fechou em 6/4.

No segundo set foi a vez de Serena se impor e abrir 4 a 1, com uma quebra de vantagem. A americana manteve a diferença até o fim da parcial e fechou em 6/3.

O início do set decisivo mostrou que a alemã não se abalou com a perda. Confiante, ela quebrou o saque da rival na primeira oportunidade que teve, mas Serena não saiu do jogo e devolveu a quebra na sequência.

A partida ficou equilibrada, até que Kerber quebrou Serena após um longo game para fazer 4 a 2. Quando ela sacou para fechar o jogo, no entanto, a americana conseguiu superá-la.

No game seguinte, a alemã chegou a uma nova quebra após um voleio para fora de Serena e fechou a partida, tornando-se a segunda tenista do país a vencer um Grand Slam na era profissional.

A campeã fez 25 bolas vencedoras e cometeu 13 erros não forçados, enquanto a líder do ranking registrou 47 e 46 nesse quesitos, respectivamente.

Kerber


Endereço da página:

Links no texto: