Folha de S. Paulo


Djokovic vence Federer e vai à final do Aberto da Austrália

Com um início de jogo arrasador, o sérvio Novak Djokovic venceu o suíço Roger Federer nesta quinta-feira (28), pela semifinal do Aberto da Austrália.

Ele fez 3 sets a 1, com parciais de 6/1, 6/2 3/6 e 6/3, em duas horas e 19 minutos de partida.

O líder do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) ainda ultrapassou o rival, terceiro da lista, nos confrontos diretos. Em 45 jogos, foi a sua 23ª vitória.

Após dois sets onde o sérvio teve surpreendente facilidade, o suíço encontrou seu jogo, aproveitou a queda de rendimento do adversário e venceu a terceira parcial. No set seguinte, porém, o número um do mundo confirmou a vitória.

"Joguei dois sets inacreditáveis, isso é necessário contra Roger. Eu executei tudo perfeitamente", afirmou em entrevista ainda na quadra.

Djokovic havia aplicado 6/1 sobre Federer apenas uma vez na carreira, no Aberto dos Estados Unidos, em 2010.

Ele vai em busca do seu sexto título no torneio (ganhou em 2008, 2011, 2012, 2013 e 2015) no domingo (31), contra o vencedor da semifinal entre o britânico Andy Murray e o canadense Milos Raonic, que jogam nesta sexta (29).

O JOGO

Djokovic começou o jogo pressionando o saque de Federer e conseguiu a quebra logo na primeira oportunidade, abrindo 3 a 0. No sexto game, o sérvio quebrou o serviço do suíço novamente e na sequência sacou para fechar a parcial em 6/1, em apenas 22 minutos.

No segundo set, Federer até tentou ser mais agressivo, mas foi quebrado logo na segunda vez que sacou. Djokovic, por sua vez, continuou impecável na devolução e sacando bem, sem dar chances ao adversário. Em 32 minutos, o sérvio fez 6/2.

O suíço voltou para a terceira parcial disposto a pelo menos endurecer o jogo. Mais firme nas subidas à rede e cerrando os punhos para comemorar os pontos ganhos, ele levantou o público ao quebrar o saque do adversário no sétimo game. Confiante para soltar seus golpes de direita, Federer fechou o set em 6/3, em 45 minutos.

O jogo foi paralisado para o fechamento do teto da Rod Laver Arena e voltou abaixo do ritmo em que estava até então.

Os dois tenistas confirmaram seus serviços até que Djokovic quebrou, abriu 5 a 3 e confirmou no game seguinte para fechar a partida após mais 40 minutos.

O sérvio levou a melhor nos principais quesitos. Fez dez pontos de saque, contra cinco do suíço. Ele conseguiu 33 bolas vencedoras e cometeu 20 erros não forçados, enquanto Federer teve 34 e 51, respectivamente.


Endereço da página:

Links no texto: