Folha de S. Paulo


Federação Paulista propõe fim de ingresso físico para organizadas

Danilo Verpa - 19.abr.2014/Folhapress
Torcida Pavilhão 9, organizada do Corinthians, durante clássico contra o Palmeiras
Torcedores organizados do Corinthians, durante clássico contra o Palmeiras

A Federação Paulista de Futebol (FPF) entrou em acordo com o Ministério Público para acabar com a venda de ingressos físicos para as torcidas organizadas.

Sugerido pela FPF, que representou os 20 times da primeira divisão do Estadual em reunião nesta quinta (21), o acerto prevê que os clubes serão responsáveis por realizar a venda on-line para as uniformizadas.

Cada integrante de organizada terá um cartão próprio, que será carregado com o ingresso virtual da partida. Dessa forma, todos os bilhetes emitidos serão identificados. O sistema é similar ao utilizado por alguns clubes em seus programas de sócio-torcedor.

A entrada desses torcedores no estádio também acontecerá por um local diferente dos torcedores "comuns".

"Com essa iniciativa vamos tentar sufocar as organizadas. Se tiver só ingresso virtual, será difícil ter cambismo e ficará mais fácil impedir a entrada de quem se envolver em briga", afirmou o promotor Paulo Castilho.

INÍCIO IMEDIATO

Tanto Castilho quanto a federação esperam que o novo sistema comece a funcionar já durante o Estadual.

O texto do acordo será redigido nos próximos dias, e um novo encontro deve acontecer na próxima semana para que o documento seja assinado pelos dirigentes dos clubes.

O debate sobre as organizadas ganhou fôlego após as declarações do presidente do São Paulo, Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, que admitiu à Folha ajudar as torcidas com doação de ingressos.

De acordo com Castilho, desde o fortalecimento do juizado do torcedor, em junho do ano passado, os casos de violência entre as torcidas paulistas diminuiu.

"Ficou mais fácil punir, 82 pessoas já foram afastadas dos estádios", disse.


Endereço da página:

Links no texto: