Folha de S. Paulo


Campanha virtual ajuda brasileiro a vencer prêmio de gol mais bonito

A plasticidade do gol de bicicleta de Wendell Lira, 27, vencedor do prêmio Puskás de gol mais bonito da temporada 2015, é inegável. O brasileiro foi premiado nesta segunda (11), na cerimônia do Bola de Ouro da Fifa, em Zurique, na Suíça.

Não foi só a beleza do lance, entretanto, que garantiu a vitória de Lira sobre nomes como Lionel Messi, do Barcelona, e Alessandro Florenzi, da Roma.

Campanhas de diversos sites e páginas de redes sociais garantiram inúmeros votos ao jogador, que comparou a sua vitória a um duelo de Davi contra Golias. A votação ao gol mais bonito foi aberta ao público no site da Fifa.

Sites como "Desimpedidos", "Olé do Brasil", "KibeLoco", "NãoSalvo" e "Doentes por Futebol", e páginas de redes sociais como "Cenas Lamentáveis", "Testes de Macho" e "Legado da Copa" mobilizaram seus milhões de seguidores para votar pelo atacante, que chegou a agradecer diversas vezes pela campanha.

Marcado em março de 2015, o tento vencedor aconteceu em partida entre Goianésia e Atlético-GO, pelo Campeonato Goiano. Em ação pelo primeiro clube, Lira recebeu um passe alto na entrada da área e, de costas para o gol, emendou um voleio para fazer o gol.

Lira venceu com 46,7% dos votos, contra 33,3% de Messi e 7,1% de Alessandro Florenzi, da Roma. Messi foi eleito o melhor jogador do mundo, em 2015.

A indicação mudou a vida de Lira. Desempregado quando os nomes indicados ao gol mais bonito foram anunciados, em novembro, ele contou à Folha neste domingo (10) que chegou a receber pelo menos oito propostas de emprego. Fechou com o Vila Nova, que disputa a Série B do Brasileiro, pela infraestrutura e projeto apresentados.

CONFIRA OS TRÊS FINALISTAS DO PRÊMIO PUSKÁS

Alessandro Florenzi (pela Roma, em 16 de setembro de 2015)
Wendell Lira (pelo Goianésia, em 11 de março de 2015)
Lionel Messi (pelo Barcelona, em 30 de maio de 2015)


Endereço da página:

Links no texto: