Folha de S. Paulo


Sorteio da Libertadores forma grupos equilibrados; veja todas as chaves

Jorge Adorno/Reuters
The Copa Libertadores trophy is displayed before the draw for the 2016 Copa Libertadores soccer tournament at the South American Football Confederation (CONMEBOL) headquarters in Luque, Paraguay December 22, 2015. REUTERS/Jorge Adorno ORG XMIT: ASU01
A taça da Libertadores é exposta durante sorteio dos grupos da edição de 2016 do torneio

O sorteio da Copa Libertadores da América de 2016 nesta terça-feira (22), no Paraguai, formou grupos equilibrados para a disputa do principal torneio do continente.

A iniciativa da Conmebol de definir cabeças de chave com base em um ranking de desempenho fez com que as principais forças ficassem distribuídas, sem um grupo da morte consensual.

Entre os paulistas, o Palmeiras caiu no Grupo 2, teoricamente um dos mais equilibrados do torneio, juntamente com Nacional (URU), Rosario Central (ARG) e o vencedor do confronto entre River Plate (URU) e Universidad de Chile.

O Corinthians pode ver a situação do Grupo 8 ficar mais difícil se o Indepediente Santa Fe (COL), campeão da Copa Sul-Americana, passar pelo Oriente Petrolero (BOL) na primeira fase da competição. Cerro Porteño (PAR) e Cobresal (CHI) são os outros integrantes.

O São Paulo, que estreia na primeira fase logo no início de fevereiro, joga contra o César Vallejo (PER) e define a vaga no Morumbi. Se passar pelo adversário, cairá no Grupo 1, ao lado do atual campeão River Plate (ARG), The Strongest (BOL) e Trujillanos (VEN).

O Grêmio também ficou em um dos grupos considerados mais difíceis. Disputará duas vagas contra San Lorenzo (ARG), LDU (EQU) e Toluca (MEX).

Já o Atlético-MG terá um caminho supostamente mais tranquilo diante de Colo Colo (CHI), Melgar (PER) e o vencedor do confronto entre Independiente del Valle (EQU) e Guaraní (PAR).

RANKING

O ranking para o sorteio foi elaborado da seguinte maneira: pontuação pela performance nas dez últimas edições da Libertadores (de mil pontos, ao campeão, a 25 pontos para times eliminados na primeira fase), pontuação na história da Libertadores (100 pontos a campeões) e pontuação por títulos nacionais nos dez últimos anos (100 pontos para cada ano, mas diminuindo em 10% a cada temporada).

Com isso, Atlético-MG e Corinthians eram cabeças de chave, enquanto Palmeiras e Grêmio estavam no pote 2. O São Paulo, quarto colocado no Campeonato Brasileiro, precisa disputar a fase classificatória.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: