Folha de S. Paulo


Advogados dizem que Platini vai boicotar audiência na Fifa

Suspenso das atividades do futebol por 90 dias, o francês Michel Platini decidiu que não vai comparecer na audiência do Comitê de Ética da Fifa, marcada para sexta-feira (18), por considerar que o órgão está "viciado". A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelos advogados do ex-jogador.

"Michael Platini decidiu não participar de sua audiência no Comitê de Ética de Fifa em 18 de dezembro de 2015, à medida que o veredito do comitê de ética foi anunciado na imprensa no fim de semana passado por um dos porta-vozes, senhor Andreas Bantel, em desrespeito a todos os direitos fundamentais, começando com a presunção de inocência", diz os advogados do francês através de um comunicado.

Na última sexta-feira (11), Bantel afirmou que Platini seria suspenso "certamente suspenso por vários anos". A afirmação foi feita ao jornal esportivo francês L'Équipe. A entrevista foi dada pouco depois de o TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) rejeitar o apelo de Platini à suspensão provisória de 90 dias imposta pelo órgão da Fifa em outubro.

O Comitê de Ética da Fifa está investigando o pagamento de 2 milhões de francos suíços (R$ 8,3 milhões) que o francês recebeu em 2011 de Joseph Blatter, que também está suspenso. O suíço será ouvido pelo comitê nesta quinta-feira (17).

Platini, que deseja concorrer à presidência da Fifa, pode ser banido do futebol, dependendo do resultado da investigação, que deve ter o resultado divulgado antes do Natal.

No mês passado, o Comitê Eleitoral da Fifa anunciou que aprovou o nome de cinco candidatos à presidência da entidade que terá eleição em fevereiro: o suíço Gianni Infantino (secretário-geral da Uefa), Jérome Champagne, ex-secretário-geral adjunto da Fifa, o príncipe da Jordânia, Ali bin Al-Hussein, o sul-africano Tokyo Sexwale e o presidente da Confederação de Futebol da Ásia, Salman bin Ebrahim Al Khalifa.

Dependendo do julgamento, o nome de Platini pode ser acrescentado na lista.


Endereço da página:

Links no texto: