Folha de S. Paulo


Del Nero tem 'esperança' de voltar ao comando da CBF, diz secretário-geral

O presidente licenciado da CBF, Marco Polo Del Nero, trabalha para voltar ao comando da entidade no ano que vem, disse na sexta-feira (11) o secretário-geral da entidade, Walter Feldman.

"Ele está cuidando da defesa dele e claro que está com a expectativa e esperança de voltar ao comando da CBF. Quem se defende tem a esperança de que sua inocência seja comprovada e assegurada", afirmou Feldman.

Del Nero foi indiciado na semana passada pela Justiça dos Estados Unidos, que investiga um esquema de corrupção no futebol mundial que teria movimentado milhões de dólares com a venda de direitos de transmissão de competições de diversas regiões.

O ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira também foi indiciado e o antecessor de Del Nero, José Maria Marin, acabou preso em maio, na Suíça, e agora cumpre prisão domiciliar nos Estados Unidos.

Joel Rodrigues - 9.out.2014/Folhapress
Walter Feldman, secretário-geral da CBF
Walter Feldman, secretário-geral da CBF

"Ele [Del Nero] não sabe ao certo por que foi denunciado e até agora não conseguiu acessar o processo", disse Feldman.

Del Nero pediu licença da presidência da CBF para se defender, o que suscitou um debate na CBF sobre o eventual substituto do dirigente no comando do futebol brasileiro.

Logo após o pedido de licença, a CBF anunciou que pretendia realizar na semana que vem uma Assembleia Geral para escolher um novo vice-presidente para a vaga deixada por Marin.

A CBF conta com cinco vice-presidentes e o mais velho deles é o primeiro na linha sucessória em caso de renúncia ou vacância do presidente da entidade.

A cúpula da CBF decidiu apoiar para a vaga o presidente da Federação Paraense de Futebol, Antônio Carlos Nunes, 77, conhecido como coronel Nunes, numa estratégia de Del Nero para manter sua influência na entidade caso não tenha condições de voltar ao comando.

Atualmente, o vice-presidente mais velho da CBF é o presidente da Federação de Santa Catarina, Delfim Peixoto, que faz oposição a Del Nero.

O prazo para a inscrição de candidaturas à vaga de Marin na vice-presidência terminava nesta sexta-feira (11) e apenas Nunes conseguiu o apoio mínimo necessário de federações e clubes para viabilizar a chapa.

Inconformado com a realização da eleição, Peixoto conseguiu na Justiça uma liminar para evitar a Assembleia que estava marcada para o dia 16 de dezembro. A CBF já está tomando providências para tentar viabilizar a Assembleia, ao alegar que todos os requisitos legais foram respeitados para a realização do pleito.

"O que está sendo feito é apenas a eleição de um vice. O resto é interpretação, absolutamente. Não há manobra", disse Feldman.


Endereço da página:

Links no texto: