Folha de S. Paulo


Filipinho e Mineirinho passam pela repescagem e avançam no Havaí

Os paulistas Filipe Toledo e Adriano de Souza, o Mineirinho, sobreviveram à repescagem da última etapa do Mundial de surfe, na praia de Pipeline, no Havaí, nesta sexta-feira (11), e estão vivos na luta pelo título da temporada.

Mesmo pressionados, os dois brasileiros venceram as suas respectivas baterias e avançaram para a terceira rodada, assim como o australiano Julian Wilson, outro com chance de título.

O australiano Mick Fanning e o brasileiro Gabriel Medina, que também estão bem vivos na briga pelo troféu da temporada, já estavam classificados.

Filipinho, segundo colocado do ranking, passou da repescagem ao derrotar o havaiano Bruce Irons, irmão de Andy Irons, tricampeão mundial, morto em 2010, no Texas. O brasileiro somou 14.23 pontos, enquanto Bruce, 5.07.

"Eu consegui encontrar as melhores ondas e vencer. Estava ansioso no início, mas agora estou me sentindo muito confiante e confortável", disse Filipinho.

Já Mineirinho, terceiro do ranking, teve mais trabalho contra o australiano Jack Robinson, que chegou a virar a bateria na parte final, mas viu o paulista retomar o controle com um belo tubo (manobra em que o surfista se posiciona para ficar debaixo da onda em forma de tubo e tenta sair antes que ela se feche) que lhe valeu uma nota 8.27.

No fim das contas, Mineirinho terminou com 13.10 pontos, contra 12.50 do australiano.

Os outros três brasileiros (Miguel Pupo, Jadson André e Wiggolly Dantas) que estavam na repescagem perderam e foram eliminados da etapa.

Depois da última bateria da repescagem, a organização decidiu adiar o campeonato nesta sexta por causa das más condições do mar.

Uma nova chamada será feita às 15h30 (de Brasília) deste sábado (12) para saber se o torneio será ou não realizado. A previsão, porém, não é boa.

A meteorologia indica boas ondas apenas para a próxima terça-feira (15).

CONFIRA AS PRINCIPAIS MANOBRAS DO SURFE

Manobras do surfe; Crédito Ilustrações Lydia Megumi; Infográfico Alex Kidd e Pilker/Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: