Folha de S. Paulo


Cruzeiro desiste de participar e deve inviabilizar Primeira Liga

O Cruzeiro anunciou nesta quinta (10) que não vai mais participar da liga Rio-Sul-Minas, também chamada de a Primeira Liga.

"O Cruzeiro já firmou posição e não fará mais parte da liga. Não disputará. Surgiram questões com as quais não concordei, assim como Flamengo e Fluminense. Existe uma grande possibilidade de eles também saírem. Temos um momento muito conturbado no futebol brasileiro. Haverá uma eleição para eleger um vice da CBF", disse o presidente cruzeirense Gilvan Tavares, na coletiva em que apresentou Deivid como o treinador da equipe para 2016.

Peter Siemsen, presidente do Fluminense, disse à Folha que, no momento, não tem planos de deixar a liga.

A saída do Cruzeiro pode inviabilizar a realização do torneio, que já tem até tabela e começaria no fim de janeiro de 2016. Sobram 11 equipes para participar do primeiro torneio da liga: Atlético-MG, América-MG, Grêmio, Inter, Flamengo, Fluminense, Atlético-PR, Coritiba, Avaí, Chapecoense e Figueirense. Também fazem parte da liga, mas não participarão do torneio em 2016, o Joinville, o Criciúma e o Paraná.

A diretoria da Primeira Liga negociava com emissoras de TV a venda dos direitos de transmissão, e com empresas para veicular anúncios em placas de publicidade.

Gilvan Tavares foi eleito o primeiro presidente da Primeira Liga, mas em 26 de novembro, uma reunião dos membros decidiu que a entidade teria um co-presidente, Mário Celso Petraglia, do Atlético-PR. O CEO da liga é Alexandre Kali, ex-presidente do Atlético-MG.

A possibilidade de a liga fracassar agrada algumas federações estaduais, como a do Rio, que eram contra a realização do torneio ao mesmo tempo do estadual.

O calendário elaborado pelos membros da Primeira Liga prevê a primeira rodada para 27 e 28 de janeiro de 2016, uma quarta e uma quinta-feira.

Os estaduais, primeira competição do ano organizada pelas federações, começam no final de semana seguinte, de 30 e 31 de janeiro, um sábado e um domingo.

No calendário, com jogos sempre às quartas e quintas, há duas datas que coincidem com jogos da primeira fase da Libertadores. Os clubes que atuarem pela competição continental terão suas partidas na liga adiadas ou antecipadas - isso será definido quando a Conmebol divulgar a tabela da Libertadores, em dezembro.


Endereço da página: