Folha de S. Paulo


Tribunal decidirá se mantém suspensão de Platini nesta sexta

A CAS (Corte Arbitral do Esporte) anunciará na sexta-feira (11), às 7h (horário de Brasília), se retira ou mantém a suspensão temporária de Michel Platini de exercer qualquer tipo de atividade relacionada ao futebol. A informação foi divulgada pelo próprio Tribunal nesta quinta.

No dia 8 de outubro, Platini foi suspenso pela Fifa por 90 dias. A entidade está investigando o pagamento de 1,8 milhão de euros que o francês recebeu de Joseph Blatter em 2011.

Em caso de retirada da suspensão provisória de 90 dias, Platini poderia presidir o sorteio dos grupos da Eurocopa-2016, previsto para sábado em Paris.

Platini recorreu ao CAS após o Comitê de Apelação da Fifa rejeitar os recursos apresentados por ele contra a suspensão provisória imposta pelo Comitê de Ética da entidade em outubro.

O francês também corre o risco de ser banido do futebol, dependendo do resultado da investigação da Fifa, que deve ter o resultado divulgado antes do Natal. Blatter será ouvido no próximo dia 17, enquanto Platini prestará esclarecimento um dia depois.

Em novembro, o advogado do ex-jogador francês, Thibaud d'Ales, informou que a Câmara de Instrução do Comitê de Ética da Fifa pediu a expulsão vitalícia de Platini.

No mês passado, o Comitê Eleitoral da Fifa anunciou que aprovou o nome de cinco candidatos à presidência da entidade que terá eleição em fevereiro: o suíço Gianni Infantino (secretário-geral da Uefa), Jérome Champagne, ex-secretário-geral adjunto da Fifa, o príncipe da Jordânia, Ali bin Al-Hussein, o sul-africano Tokyo Sexwale e o presidente da Confederação de Futebol da Ásia, Salman bin Ebrahim Al Khalifa.

Dependendo do julgamento, o nome de Platini pode ser acrescentado na lista.


Endereço da página:

Links no texto: