Folha de S. Paulo


Tapas no rosto levam maratonista ao Guinness de corrida em esteira

Tatuado no pescoço, pouco abaixo da orelha direita, o logotipo do Guinness simboliza a mais recente façanha do ultramaratonista carioca Marcio Villar. Ele acaba de inscrever seu nome no Guinness, o Livro dos Recordes: é o homem que percorreu a mais longa distância em esteira no período de uma semana.

De 27 de junho a 4 de julho deste ano, em um shopping no Rio de Janeiro, Villar percorreu nada menos do que 827,16 km em esteira, deixando na poeira a marca anterior, do francês Pierre-Michael Micaletti, que correu 822,31 km no aparelho em 2012.

Toda a documentação do processo foi enviada ao Guinness, que passou meses analisando e acabou confirmando a marca do brasileiro na sexta-feira (20 de novembro), quando entrou no ar a página com o novo registro.

Villar pulou, festejou e começou esta semana com a sua nova tatuagem –a 13ª que carrega no corpo, quase todas elas referentes a conquistas em provas de distâncias muito longas.

Ele é, por exemplo, o único atleta do mundo a triplicar –vai, volta e vai de novo–o percurso da prova brasileira Ultra dos Anjos, em um total de 705 km. Também é o único que já dobrou a Jungle Marathon, somando 509 km na selva amazônica. É recordista ainda da "Double Badwater", ida e volta em uma das mais exaustivas ultramaratonas do mundo, totalizando 434 km no deserto de Mojave, nos Estados Unidos.

Ex-analista de sistemas atualmente dedicado exclusivamente às corridas, Villar, 48, perseguia o recorde em esteiras desde 2011 –a falta de patrocínio deixou a tentativa em suspenso por anos.

Quando, neste ano, obteve o apoio necessário, quase não conseguiu chegar ao final. Exausto, chegou a dar tapas no rosto para se manter acordado e em movimento.

"Corria chorando de dor o tempo todo, na última noite não pude dormir para recuperar o tempo perdido. Eu jogava água na cara para ficar acordado, minha mulher gritava para eu abrir os olhos."

Divulgação
O ultramaratonista corre mais de 700 quilômetros por vez
O ultramaratonista corre mais de 700 quilômetros por vez

QUASE DESISTIU

Às 4h do último dia em busca do recorde, parou, pediu silêncio para os amigos que o acompanhava, desceu da esteira, cobriu a cabeça com uma toalha e desabou, pensando em desistir –afinal, mal conseguia se manter em cima do equipamento.

"Então, veio a ideia de dar tapas no meu próprio rosto. Comecei a dar tapas, o rosto começou a arder, levantei e subi na esteira, o shopping veio abaixo com todo mundo vibrando, acelerei a esteira de uma vez só, parecia que o Brasil tinha ganhado a Copa, todos vibravam sem parar, me animei e corri o resto da madrugada dando tapas no rosto", conta o maratonista.

O recorde do francês foi quebrado às 11h15, e Villar seguiu correndo até o meio-dia. Quando acabou, deu a volta olímpica no shopping, assistiu a uma missa e foi para casa de cadeira de rodas.

Hoje totalmente recuperado, só pensa em novos desafios: pretende fazer, no ano que vem, uma empreitada que chamou de Mil Milhas Brasileiras, correndo 1.600 km do Rio a Salvador.

Pelo seu plano, vai largar em 29 de maio e correr o equivalente a duas maratonas por dia durante 20 dias.


Endereço da página: